Inaugurado o Monumento que celebra os 150 anos da imigração italiana em Porto Alegre

Nesta quarta-feira (21/1) foi inaugurado o monumento que celebra os 150 anos da imigração italianana. Foi uma justa homenagem às famílias italianas que, com trabalho, coragem e espírito comunitário, ajudaram a moldar nossa história e a impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Este monumento é muito mais do que pedra e bronze – é memória viva, é gratidão, é o reconhecimento de uma herança cultural que pulsa nas veias de Porto Alegre.

Um presente à comunidade italiana da capital que embeleza nossa cidade e eterniza a história de gerações que atravessaram o oceano em busca de um sonho.

A oportuna iniciativa partiou do vereador Jessé Segalli (PL), que concebeu o projeto ainda em 2023. A ideia surgiu inspirada em um monumento existente no município de Serafina Corrêa (na Serra Gaúcha), referência simbólica da presença italiana no Estado.

Com o aval do consulado italiano, o projeto foi apresentado ao prefeito Sebastião Melo (MDB), que prontamente autorizou a construção por meio da Secretaria Muncipal da Cultura. Para viabilizar a obra, o vereador Jessé Sangalli destinou cerca de R$ 600 mil em emendas parlamentares.

O monumento está instalado na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (em frente da Fundação Iberê Camargo).