Atendimento presencial pode dobrar número de queixas sobre cobranças feitas por associações sem autorização
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) projeta que cerca de 400 mil aposentados e pensionistas compareçam às agências dos Correios nesta sexta-feira (30/5), quando começa oficialmente o atendimento presencial para queixas sobre descontos indevidos nos benefícios previdenciários. A estimativa foi divulgada por integrantes da cúpula do órgão.
A iniciativa visa ampliar o acesso de beneficiários que desejam reclamar de valores descontados sem autorização por parte de entidades associativas. Segundo o INSS, o movimento pode se repetir na segunda-feira (2/6), também com expectativa de 400 mil atendimentos. Nos dias seguintes, o fluxo deve cair para cerca de 100 mil atendimentos diários.
Com a medida, o governo federal prevê que o total de reclamações sobre descontos indevidos — atualmente em 2,1 milhões — possa dobrar e alcançar 4,2 milhões já no início de junho.
Ao todo, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão aptas a receber os segurados. Para registrar a reclamação, basta apresentar um documento de identificação oficial. Não será necessário levar extratos ou comprovantes.
Segundo o governo, pessoas impossibilitadas de comparecer podem ser representadas por terceiros com procuração autenticada. Nestes casos, porém, os representantes não poderão realizar atualizações cadastrais — apenas registrar a queixa sobre os descontos.
O aumento no volume de reclamações ocorre em meio à série de denúncias envolvendo fraudes no sistema do INSS. Um dos problemas identificados foi a duplicidade de sistemas, que permitiu cerca de 1 milhão de descontos feitos sem validação por biometria.
O governo afirma que todos os valores cobrados indevidamente serão devolvidos ainda em 2025. A Câmara dos Deputados também convocou para esta quarta-feira (29/5) o depoimento de um delegado da Polícia Federal que investiga o caso.