Iniciativa sem fins lucrativos consolida o município como polo de inovação tecnológica
A pujante Gravataí foi escolhida para ser a nova sede do ITEC (Instituto de Tecnologia e Computação). Com recursos aportados de R$ 400 milhões, o projeto foi idealizado por empresários e terá orientação filantrópica. A instituição, que oferecerá graduação em Ciência da Computação, terá ensino imersivo com residência no campus de 20 hectares localizado no Prado Bairro-Cidade, com atuação inspirada em modelos de importantes instituições internacionais.
Os planos do ITEC é dedicar 70% do orçamento à concessão de bolsas de estudos, integrais ou parciais.
O prefeito Zaffalon exaltou a escolha do município. “Gravataí se consolida, a cada dia, como polo de logística e inovação. Esse instituto sendo implantado aqui é mais um grande feito que mostra que ao Brasil e ao mundo o potencial que nós temos. Daremos todo o suporte da gestão para esse projeto, que fomenta a educação, a tecnologia e amplia oportunidades“, frisou Zaffalon.
Fundador da Poatek (Telus Digital Company), Cristiano Franco é um dos idealizadores do projeto ao lado de Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto. Segundo palavras do ITEC, as obras do instituto deve ser concluídas em 2026.