Os participantes da 53ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) estão impressionados com a infraestrutura do complexo esportivo da Ulbra, em Canoas, que pela primeira vez sedia todas as modalidades em um único local. Estudantes de diversas cidades destacam a organização e o conforto proporcionados pelas instalações, que incluem ginásios amplos, pistas de atletismo e quadras poliesportivas.
Esta é a primeira vez que a competição chega ao fim de forma unificada, com os finalistas de todas as modalidades reunidos em um mesmo espaço. A integração é celebrada pela secretária estadual de Educação, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, que destaca a importância do convívio entre os alunos
Gabriele Estael, 15 anos, da Escola Estadual Alberto Pasqualini, de Passo Fundo, descreveu os ginásios como “grandes e bem estruturados“, enfatizando que participar de um evento assim é uma “experiência rara“.
Carlos Eduardo Godinho, 13, capitão do time de basquete da Escola Municipal Imaculada Conceição, de Guaporé, destacou a facilidade de ter todas as competições no mesmo lugar: “Evita problemas de deslocamento e parece coisa de primeiro mundo, de atletas profissionais“. A professora Cássia Ortolan compartilhou a opinião, apontando que o formato centralizado facilita o acompanhamento dos alunos.
Várias modalidades
A competição, que envolve cerca de 2,3 mil atletas de 30 Coordenadorias Regionais de Educação, foi realizada entre 19 e 23 de outubro e inclui as modalidades de atletismo, basquetebol, bocha paralímpica, futsal, handebol, tênis de mesa, orientação, vôlei e xadrez. Além das disputas esportivas tradicionais, o evento conta com a estreia dos e-sports, com partidas de futebol virtual, e modalidades adaptadas para estudantes com deficiência.
Com mais de 135 mil estudantes mobilizados desde a fase inicial, o Jergs é o maior evento esportivo estudantil do Estado, organizado pela Secretaria da Educação (Seduc) do Estado.