Jogos internacionais escolares reúnem mais de 1500 atletas na Ulbra

A Ulbra está sediando a 28ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos, que este ano conta com a participação de mais de 1.500 atletas de 27 escolas, representando 18 cidades, cinco estados e dois países: Brasil e Uruguai. Os jovens competem em sete modalidades esportivas: futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação e xadrez.

Considerado um dos maiores eventos de esporte estudantil do país, os jogos promovem um intercâmbio cultural e esportivo entre crianças e adolescentes, durante quatro dias de intensas atividades físicas. As competições, que reforçam valores como trabalho em equipe, liderança e inteligência emocional, começam no dia 1º de outubro, com a cerimônia de abertura, às 9h, no Ginásio Principal do campus da Ulbra em Canoas.

Inclusão social

Organizados pela Rede de Escolas da Ulbra e promovidos pela Aelbra, mantenedora da Rede Ulbra de Educação, os jogos têm como objetivo principal a inclusão social por meio do esporte. A superintendente de Ensino Básico da Aelbra, Carin Cristina Borkert Kuchenbecker, destaca a importância do evento para o desenvolvimento dos jovens. “Os Jogos Internacionais Luteranos têm se mostrado um evento fundamental na formação integral dos alunos que participam. Mais do que uma competição, promove valores essenciais como a disciplina, o trabalho em equipe e a superação de desafios”, afirma a superintendente.

A prática esportiva durante os jogos contribui significativamente para o desenvolvimento físico e mental dos alunos, acrescenta Carin. “Estudos mostram que a atividade física regular melhora a concentração, reduz o estresse e promove a saúde mental, fatores cruciais para o desempenho acadêmico. Além disso, a interação entre alunos de diferentes séries, escolas e culturas estimula a socialização e o respeito às diferenças”, explica.

Novidade tecnológica

Além dos benefícios individuais, os Jogos Internacionais Luteranos fortalecem o sentimento de comunidade, de pertencimento, diz a superintendente. “Pais, professores e alunos se reúnem para torcer, apoiar e celebrar, criando um ambiente de união e camaradagem. Essa atmosfera vibrante ajuda a construir laços que podem durar uma vida inteira“, enfatiza Carin.

Segundo o gerente dos Jogos Internacionais Luteranos 2024, Éverton Vargas, diretor do Colégio Ulbra São Lucas, de Sapucaia do Sul, o evento deste ano conta com uma novidade tecnológica. “Estamos utilizando um software de gerenciamento de jogos, que permite às famílias acompanhar o cronograma e os resultados em tempo real através de um aplicativo no celular“, explica. Vargas ainda ressalta o esforço da comissão organizadora, que vem trabalhando desde março para garantir o sucesso do evento.

Valorização integral

Os Jogos Luteranos buscam, além da promoção esportiva, valores como solidariedade, cultura da paz e fair play, essenciais para a formação dos jovens. Conforme Carin, “ao educar o jovem através da prática esportiva, estamos difundindo e reforçando a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de preconceito“.

Com a crescente valorização da educação integral, iniciativas como os Jogos Internacionais Luteranos têm se mostrado cada vez mais essenciais na formação de cidadãos mais ativos, saudáveis e solidários. Portanto, participar desses eventos vai muito além de competir: é uma chance de crescer, aprender e se divertir.

SAIBA MAIS

28º Jogos Internacionais Luteranos
1500 atletas

Dois países: Brasil e Uruguai

Cinco Estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Tocantins e Departamento Montevidéu

18 cidades: Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Guaíba, Igrejinha, Imbituva, Montevidéu, Novo Hamburgo, Palmas, Porto Alegre, Santa Rosa, Santarém, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul.

Sete modalidades esportivas: futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação e xadrez.