Justiça italiana marca audiência sobre o caso da deputada federal Carla Zambelli

Pedido de extradição de Carla Zambelli entra na pauta da Corte de Apelação italiana com participação da deputada na sessão

O pedido de extradição de Zambelli será decidido pela Corte de Apelação de Roma, que marcou para 27 de novembro a audiência sobre o caso da deputada federal.

A sessão, que contará com a presença da parlamentar e do Ministério Público da Itália, acontecerá às 13h, no horário italiano (9h no horário de Brasília).

A audiência contará com as manifestações do Ministério Público Italiano, do representante oficial do governo brasileiro, da defesa da parlamentar e da própria Zambelli, que poder se dirigir diretamente aos magistrados.

Zambelli segue presa desde 29 de julho, quando foi detida em Roma após deixar clandestinamente o Brasil rumo à Argentina e, em seguida, viajar para a Europa.

A decisão da Corte deverá ser publicada dias depois da sessão. Mesmo assim, a palavra final sobre a extradição de Carla Zambelli caberá ao Ministério da Justiça da Itália, autoridade responsável por validar – ou não – a decisão dos juízes italianos.

O Ministério Público da Itália já se manifestou favoravelmente à extradição de Carla Zambelli, acatando o pedido formal apresentado pelo governo brasileiro.

O processo é sustentado pela condenação definitiva da deputada pelo STF, que confirmou pena de 5 anos e 3 meses de prisão por perseguição armada contra um apoiador do presidente Lula, em episódio vergonhoso ocorrido na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Fato que tirou milhares e milhares de votos de Jair Bolsonaro.

Além disso, Zambelli acumula outra condenação, também definitiva, de 10 anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ambas as sentenças já transitaram em julgado, permitindo a execução imediata das penas e embasando integralmente o pedido de extradição apresentado às autoridades italianas.