As chuvas desta semana que mataram até quinta [2/05] vinte e nove pessoas no RS começaram a levar risco a Porto Alegre, depois de alagar cidades, destruir estradas e o pedaço de uma barragem e levar à retirada de moradores de áreas atingidas no interior. O nível do Lago Guaíba, que banha a capital, pode ter um aumento recorde por causa das tempestades, que devem durar até domingo.
Ao atualizar as informações sobre os danos e mortes provocadas pelos temporais o governador Eduardo Leite, afirmou que a expectativa de especialistas do governo é de que o nível de elevação do Lago Guaíba chegue a um recorde.
“Quero pedir mais uma vez que as pessoas tenham a percepção de urgência em relação ao que está ocorrendo no Estado. É muito importante que a população leve a sério as recomendações e busque se proteger, que atenda a esse chamado da emergência sem precedentes que estamos vivendo e deixe as zonas de risco”, enfatizou Leite.
O governador ressaltou a magnitude da catástrofe natural que vem afetando o Estado desde a madrugada de segunda-feira [29/4]. Segundo Leite, considerando as previsões de chuva intensa dos próximos dias, o evento meteorológico em curso será, possivelmente, a maior tragédia ambiental da história do Rio Grande do Sul.