‘Lúcido e orientado’, Lula fará apenas exames de sangue neste sábado, informa hospital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e fará apenas exames de sangue neste sábado (14/12), quinto dia depois da cirurgia que realizou para conter sangramento interno na cabeça.

De acordo com boletim médico divulgado ao meio-dia, o presidente não fará, ao menos por ora, novos exames de imagem.

Segue lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando”, diz a nota.

Desde ontem, o presidente está sob cuidados semi-intensivos, sem o aparato de UTI. Significa que o monitoramento é feito em intervalos, e não de forma permanente. Ele continua no mesmo quarto desde que chegou ao hospital, na madrugada de segunda para terça-feira.

A previsão é que ele receba alta no início da próxima semana, segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico de Lula. Jornalistas aguardam em frente ao hospital para uma nova entrevista de Kalil. Ele e os demais integrantes do corpo clínico já foram vistos circulando pelo local durante a manhã.

Ainda ontem, assessores publicaram um vídeo de Lula caminhando em um corredor do hospital ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale. Aparece de bom-humor e conversando normalmente, com um curativo na cabeça.

Anteriormente, a equipe médica relatou que o presidente está “neurologicamente perfeito” e, portanto, apto a despachar do hospital, ainda que o repouso seja aconselhado neste momento.