Mais de 330 calouros de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) receberam os seus tão esperados jalecos das mãos de familiares, na manhã deste sábado (13/4), no campus Canoas. A tradicional Cerimônia do Jaleco da universidade é um rito de passagem para os futuros médicos e representa cuidado, compromisso e dedicação para com os pacientes. Mais do que um equipamento de proteção individual, a vestimenta simboliza o início da jornada acadêmica.
“Esse ritual de passagem significa muito para todos da Medicina. Nele, oferecemos a sensação de pertencimento do nosso estudante ao curso de Medicina. É muito significativo e mostra o início de uma trajetória“, destacou o professor Marcelo Guerra, coordenador da Medicina da Ulbra, curso com mais de três décadas de existência e já formou milhares de profissionais.
O reitor da Ulbra RS, Thomas Heimann, destacou que o evento carrega consigo uma reflexão que passa a fazer parte da vida dos novos alunos. “Vocês estão assumindo publicamente um compromisso com a conduta técnica e ética do fazer médico, competência essa que deve ser assumida desde o primeiro dia de aula. Espero que o amor pela profissão dê a vocês o dom da compaixão“, afirmou.
Início de um sonho
Muitas histórias e sonhos acompanham os mais de 330 novos estudantes da Medicina. “É uma sensação de orgulho, acima de tudo. É uma grande emoção fazer parte do início do sonho da minha filha. Poder estar junto nesse momento e nos que estão por vir, é muito emocionante“, descreve a mãe da caloura Ellen Mattos, Carine Ritter.
Com 19 anos, Ellen conta que sempre sonhou ser médica e escolheu a Ulbra para realizá-lo. “Estou ansiosa para aprender, conhecer e conquistar meus objetivos. Era a brincadeira que eu mais amava quando criança. Meu maior sonho é me formar e me especializar em pediatria e fazer parte do Médicos Sem Fronteiras (organização internacional de ajuda humanitária). Minha expectativa nessa nova jornada é grande e eu sei que, com muito esforço, tudo vai dar certo.”