O prefeito Sebastião Melo se reuniu na última quinta-feira, 27/3, com os prefeitos de Alvorada, Douglas Martello, de Esteio, Felipe Costella, e de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, para debater soluções conjuntas para o atendimento em saúde e diminuir a sobrecarga nos hospitais municipais. Melo tem se encontrado com os gestores da Região Metropolitana em busca de apoio financeiro da União e do Governo do Estado para garantir que municípios referência nos serviços sigam atendendo a população das cidades vizinhas com eficiência.
“A saúde da Região Metropolitana está na UTI e o único caminho é a união de esforços dos municípios. Falta dinheiro, capacidade instalada e o programa Assistir não correspondeu às expectativas com a promessa de levar recursos ao interior e desafogar as redes de saúde pública que são referência. Menos arrecadação e mais déficit causados pela enchente podem acarretar em prejuízos no atendimento à população das nossas cidades” – Prefeito Sebastião Melo.
Atualmente, 96% dos leitos SUS estão ocupados na Capital, e 43% dos pacientes internados vêm de outras cidades, sem a devida contrarreferência estadual. O fechamento de serviços na Região Metropolitana ampliou ainda mais a pressão sobre Porto Alegre, dificultando o atendimento de quem reside na cidade e aumentando o tempo de espera.
Nas agendas desta quinta, Melo esteve acompanhado do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. Nesta sexta-feira, 28, o prefeito pretende ampliar o diálogo com os municípios de Cachoeirinha, Gravataí e Viamão.