A Metsuul Meteorologia alertou na manhã desta quarta-feira [8/05] que a enchente na região sul será muito grande e de graves proporções em razão da cheia da Lagoa dos Patos. O alerta é de que a elevação das águas, que já começou, será agravada no restante da semana e ainda na semana que vem.
A água alcançara locais em Pelotas em que jamais chegou e que grandes áreas da cidade, inclusive na região central, ficarão debaixo d’agua e, em alguns pontos, a inundação será severa e extrema, afirma o prognóstico.
Segundo a Metsul, a quantidade de água que esta descendo na região metropolitana “é colossal” e que todos os rios que desaguam na Lagoa dos Patos tiveram enchentes recorde ou históricas. O alerta afirma que a enchente é extraordinária e um evento que pode acontecer a cada dez mil anos.
A previsão afirma que é provável que o volume das águas afete as rodovias da região e inunde lavouras e campos com gado. “Será uma situação tão extraordinária que as Lagoas Mirim e dos Patos podem se unir pela inundação na região e no canal São Gonçalo, formando uma única grande massa d’água” dis o alerta.
Para Rio Grande, o alerta da Metsul é para a severidade das inundações em diversos pontos à medida em que a água flui em direção ao canal de deságue no oceano.