No documentário musical, o artista da serra gaúcha quer inspirar e provocar o espectador utilizando a poesia, a música e a reflexão
Músico e compositor gaúcho Leandro Zen transforma
seu álbum Dunas de Algodão em experiência audiovisual
No documentário musical, o artista da serra gaúcha quer inspirar e provocar o espectador utilizando a poesia, a música e a reflexão
“Dunas de Algodão: ser ou não ser, eis a canção”. Este é o título do documentário musical dirigido e roteirizado por Leandro Zen, músico, compositor, escritor e artista multimídia de Carlos Barbosa (RS), que faz uma provocação existencial ao público pelo caminho da música, das letras poéticas, das artes visuais e da atmosfera meditativa da obra. Leandro, artista independente de estilo MPB (ou “MzenPB”, como gosta de brincar) com um toque Indie Rock, produziu uma experiência audiovisual estruturada nas canções de seu álbum Dunas de Algodão, lançado em 2023, e de animações feitas a partir das ilustrações criadas pela artista colagista paranaense Thaís Sobrinho.
O documentário estará disponível no canal do artista no YouTube, no próximo dia 7 de agosto, após show no Auditório CEIT Tramontina, em Carlos Barbosa, às 20h, em que Leandro Zen (voz e piano, que, aliás, ele mesmo fabricou), acompanhado de Nenê Fragata, produtor musical do álbum Dunas de Algodão (baixo) e de Luciano Freitas (bateria), fará o lançamento do audiovisual. Durante o show, o público também poderá mergulhar na atmosfera da obra através das animações dos clips das faixas do álbum Dunas de Algodão. O filme conta com Com participações de Leandro Zen, Thaís Sobrinho (Artista Colagista), Nenê Fragata (Produtor Musical), José Carlos Ribeiro (Ativista Cultural) e Nilton Filho (Diretor do Teatro Nilton Filho), produção da Mantra Cultural e imagens da Lactato Movies.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195/2022), do Governo Federal, a obra, como Leandro Zen destaca, tem, em essência, o objetivo de transmitir ao público o valor do que ele chama de Cultura Zen, sendo a arte e a meditação um caminho para ela. “Toda a minha vida está vinculada a essa filosofia e prática de ser, e pela minha arte toco na grandeza e na urgência do autoconhecimento para uma mudança interior que é necessária se quisermos realizar transformações tão importantes para o mundo hoje”, ressalta Leandro.
Um convite à imaginação e ao mergulho interior
A realização do projeto acontece como o próximo passo, a evolução do álbum Dunas de Algodão, já que, como diz o artista, “a música puxa para a imagem”. “Eu queria contar a história de um personagem que está em busca de entender quem ele é e o que significa a vida. Esse personagem pode ser qualquer um de nós, afinal todos estamos buscando respostas em todos os cantos. Queria trazer profundidade e poesia para essa busca”. Assim, a obra audiovisual vai muito além das canções. A imagem é coprotagonista. Seja nas diversas cenas da cidade do interior gaúcho onde Leandro Zen nasceu e vive até hoje, em referência a uma das canções do álbum, “Cidadezinha do Interior”, e ao próprio interior de cada pessoa. Seja nas animações com as ilustrações exclusivas feitas para o projeto pela artista Thaís Sobrinho, que instigam a imaginação e complementam a experiência e o mergulho na proposta da obra.
Zen na vida e na arte
“Quando somos jovens, queremos sair do interior. Mas algo me soprava que a minha arte tinha que amadurecer aqui para chegar nesse momento. Fui escrevendo sobre as coisas do interior, que são a minha matéria-prima, e sempre me mantive independente. Hoje, o que quero é a paz, a natureza, sendo local e global ao mesmo tempo, aqui na minha cidade. Num mundo com muitas cópias, acho que tenho a coragem de ser eu mesmo, não me apego ao tradicional, e assim posso ajudar as pessoas a serem elas mesmas”. Assim o artista Leandro Zen, 39 anos, descreve um pouco sobre sua personalidade e objetivos.
Leandro Debenetti leva o “Zen” em seu nome artístico com autenticidade. Praticante de meditação e um amante da filosofia oriental, ele traz a serenidade e a tranquilidade entre as suas características pessoais e musicais. O músico trabalha no próprio estúdio em sua casa, onde passa horas ao piano compondo e criando. “Muito se discute hoje sobre o conteúdo artístico, a qualidade poética. Meu propósito é trazer em minha arte, em meus shows, uma experiência de paz, tranquilidade e qualidade, por meio da energia e da presença que o artista pode levar ao seu público”.
Outras obras de Leandro Zen:
– Curta metragem “Reencarnação”, exibido no Tela Digital – TV Brasil, 2011.
– EP “Mistérios” – 2015.
– Prêmios locais de melhor música e melhor letra para “Trem Fumaça” – 2017.
– Single “Nossa História” – Leandro Zen feat Nei Van Soria – 2019.
– Projeto Cultura Zen – livros e cursos. Dentro deste projeto, Leandro lançará em breve trabalho no âmbito da Educação junto a escolas públicas de Carlos Barbosa, ensinando meditação com música e arte para as crianças (com recursos do Pró-cultura RS, Secretaria da Cultura do RS e Lei Paulo Gustavo).
– Álbum “Dunas de Algodão” – 2023.