Nossa Monção vai acontecer todos os anos nos meses de maio/junho. Nossas autoridades tem que entender que teremos que tomar atitudes drásticas para apaziguar (terminar, não) os danos que serão causados pelas enchentes do Delta do Jacuí…
O Delta do Jacuí é um conjunto hidrográfico de 16 ilhas (arquipélago), canais, pântanos e charcos na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em primeiro lugar, o nome sugere que o delta é exclusivo do Rio Jacuí. É claro, o Rio Jacuí é um monstrinho por essas bandas, o principal, o maior da região. No entanto, omite-se que temos mais três rios maioritários atuando no mesmo delta: o Rio Caí, o Rio dos Sinos e o Rio Gravataí. No total, são quatro rios significativos descarregando suas vazões no mesmo ambiente. O Delta do Jacuí recebe a contribuição de vários rios, tanto em sua margem direito quanto esquerda. Os principais afluentes pela margem direito são os Rios Jacuí-mirim, Ivaí, Vacacaí-mirim e Vacacaí. Já pela margem esquerda, chegam os Rios Jacuizinho, Pardo e Taquari. Além desses outros rios também desaguam no Jacuí, como Rio do Peixe, Rio São Bento, Rio Guaporé, Rio Piquiri, Rio Soturno, Rio Butiá, Rio Colorado, Rio Botucaraí. É muita água…
O

O prognóstico para os próximos anos é que teremos nossas monções, viu? Um plano robusto para desassoriar nossos rios é urgente. Governo Federal, Governo Estadual, Municípios, Fepam, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual devem agir em conjunto e buscar soluções. A coisa vai ficar feia.
Leiam:
Serviria para limpar o Arroio Dilúvio e outros do tipo…