A atuação desastrada da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tem se tornado destaque e chacota dentro e fora do país. Desde o início do governo de seu marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a socióloga acumula gafes, polêmicas e controvérsias por suas falas e atitudes vulgares.
Os aliados de Lula têm reclamado do excesso de influência da primeira-dama em assuntos do governo. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Janja tem interferido em temas importantes da gestão desde que se instalou em um gabinete ao lado da sala presidencial.
Entre as queixas de parlamentares e até de ministros do governo em relação à primeira-dama estão a de que ela teria barrado proposta na área da comunicação social e imposto medidas nas áreas econômica, social e política, além de dar palpites na relação do presidente com militares e afastá-lo de deputados e senadores importantes.
Ela teve a audácia de afirmar em entrevista à CNN Brasil no dia 13 de novembro que as pessoas “precisam entender” que ela é a voz de “milhares de mulheres” no governo e que suas ações vão além de interesses pessoais, representando demandas sociais ao interagir com ministros.
No dia 16/11 (num sábado), durante uma mesa de debates com o influenciador Felipe Neto, em um evento paralelo ao G20, a primeira-dama xingou o bilionário Elon Musk. Ao fim do painel, ela pediu a palavra para destacar a dificuldade de aprovação de leis para regulamentar plataformas de mídias sociais e reforçou seu impacto em tragédias climáticas por causa da disseminação de informações falsas.
Então, abaixou-se por causa do que parecia ser um ruído no ambiente onde estava. Ela interrompeu o discurso e disparou: “Acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk“.
O bilionário reagiu em seu perfil no X momentos depois, indicando por meio da sigla “lol” que estava dando risadas do ocorrido. Ao comentar outro post na plataforma, Musk afirmou que “eles“, em indicação ao governo atual, vão perder as próximas eleições.
No mesmo evento, Janja fez referência em tom de deboche sobre a morte de Tiü França na explosão em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 13/11, afirmando que o “bestão acabou se matando com fogo de artifício“.
As duas vergonhosas declarações no evento do fim de semana entram na lista de outras que envolvem o nome da primeira-dama. Todos sabem que essa tal de Janja quer ser candidata ao cargo de presidentA, viu?
Janta Brega é motivo de chacota por onde passa, viu?