Novo Hamburgo é a favorita para ter a fábrica da montadora chinesa BYD

Sua localização estratégica e sua qualificada mão de obra colocam Novo Hamburgo como favorita para ser a cidade escolhida para ter a montadora chinesa BYD.

A montadora chinesa que se tornou líder mundial em veículos elétricos (VEs) ao ultrapassar a americana Tesla no final de 2023 – está ganhando cada vez mas destaque.

Encontro decisivo

Na segunda etapa da missão internacional organizada pelo governo do Rio Grande do Sul à Ásia, o prefeito eleito, Gustavo Finck (PP), e o deputado estadual Issur Koch (PP) demonstraram as potencialidades da Capital Brasileira do Calçado para receber os investimentos da montadora durante importante encontro na sede da BYD em Shenzhen, na China, na última sexta-feira (22/11). Outro que se movimento politicamente para trazer a fábrica chinesa é o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos).

A visita à China e a conversa com a diretoria da BYD não foram obra pro acaso. A montadora anunciou há pouco tempo interesse em ocupar mais espaço no mercado brasileiro. “Chegamos para mostrar que Novo Hamburgo está interessada em receber futuros investimentos da empresa. Se houver interesse em investimentos no Rio Grande do Su, nossa cidade não poupará esforços para viabilizar“, afirmou Finck (prefeito eleito).

A cidade de Novo Hamburgo, uma das mais importantes cidades do Estado, tem demonstrado uma opção viável. A cidade oferece benefícios em termos de custos operacionais, proximidade com a capital e uma rede de fornecedores industriais.

Investimentos no Brasil

A montadora chinesa, que já atua no Brasil desde 2015, tem intensificado sua estratégia de expansão no mercado brasileiro. A BYD iniciou suas operações no Brasil com a produção de chassis de ônibus elétricos em Campinas (SP), e desde então tem aumentado sua presença em solo brasileiro.

Recentemente, a BYD anunciou investimentos no valor de R$ 3 bilhões para ampliar sua produção de veículos elétricos no Brasil. O plano abrange a instalação de três novas linhas de produção em Camaçari (BA), além da construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em Salvador (B), focado em inovaçõs no mercado de veículos elétricos e tecnologias sustentáveis.

A BYD é uma montadora chinesa de veículos elétricos e híbridos, fundada em 1995 por Wang Chuanfu. A empresa ultrapassou a Tesla nas vendas mundiais de carros totalmente elétricos no final do ano passado. A BYD está construindo linhas de montagem no Brasil, Hungria, Tailândia e Uzbequistão e se preparando para fazê-lo na Indonésia e no México. Está expandindo rapidamente as exportações para a Europa. E a empresa está prestes a ultrapassar o Grupo Volkswagen, que inclui a Audi, como líder de mercado na China.