O editor do Site IMPRENSALIVRERS já alertou sobre essa real possibilidade. O líder da bancada do Republicanos, o deputado mais votado do Rio Grande do Sul, ratificou no último domingo (16/2) que acontecerá uma reunião dos deputados estaduais na próxima terça (18/2). Na reunião será decidido o nome do indicado (pela bancada) para presidir a Assembleia em 2026.
Segundo Victorino, “ao longo do tempo, em dois anos de mandato, dialogando com colegas da bancada, decidimos fazer uma revisão, e a redistribuição de espaços de forma democrática. Assim, vamos avaliar a participação e os cargos existentes nas Comissões permanentes, e em espaços administrativos. Até mesmo a indicação da participação na mesa diretora poderá ser confirmada ou revista, se essa for a vontade da maioria da bancada”, admite.
O Site tem informações seguras que nada está decidido. Não existe Ata indicando nomes. Vai ser no voto. Duela a quem duela, viu? O futuro presidente da Assembleia em 2026 nascerá da vontade dos deputados eleitos. Não haverá imposição de certa figura política que se acha muito importante, viu?
O deputado garante que “vamos buscar o consenso, e quando isso não for possível, pretendemos por maioria de votos dentro do bloco, definir esses espaços”. Gustavo Victorino assegurou que “esse é um debate interno da nossa bancada, e quero preservar o partido de qualquer desgaste, e a despeito de boatos e avaliações, que eu desautorizo, desejo reafirmar que aqui na nossa bancada, respeitamos democraticamente opiniões, crenças religiosas, mas acima de tudo, a participação de todos nas decisões tomadas”.