Opinião do Site ImprensaLivreRS
O presidente Lula (PT) afirmou, ontem/sexta-fira (23/1), que, enquanto estiver vivo, “os cidadãos que ajudaram a destruir esse país não voltarão a governar”. A declaração foi dada em Maceió (AL), em cerimônia do Minha Casa, Minha Vida. Lula não citou o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas enfatizou que “essas pessoas” negaram a compra das vacinas contra a covid e prometeram “emprego, casa e comida e não deram”.
Embora lidere as intenções de voto na maioria das pesquisas, um levantamento divulgado pela Futura/Apex, na última quinta-feira (22/1), indicou que talvez Lula tenha um caminho mais difícil do que imagina, neste momento, na busca pelo quarto mandato como presidente. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece como vencedor em um provável segundo turno.
De acordo com a pesquisa Futura/Apex, enquanto Flávio tem 48,1% das intenções de voto, o chefe do Executivo tem 41,9% — uma diferença de 6,2 pontos percentuais.
A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros de 15 a 19 de janeiro deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
A pesquisa Futura/Apex aponta derrota de Lula no segundo turno.
Urnas – No mesmo discurso em Maceió, o presidente Lula mencionou as urnas eletrônicas e disse não existir “nada mais honesto” no Brasil, em uma referência às críticas de Bolsonaro e de aliados. “Se a urna eletrônica permitisse roubar, o Lulinha não seria presidente da República desse país. A elite brasileira já teria roubado há muito tempo”, declarou. Lula esqueceu de citar o Mensalão, o Petrolão, né?
O certo é que o resultado da pesquisa Futura/Apex mostrou um Flávio Bolsonaro competitivo e com reais chances de vencer Lula no segundo turno com uma margem apreciável. O alto comando do PT sabe disso e já estão desesperados.


O resultado da pesquisa Futura/Apex de quinta-feira (22/1) desmonta qualquer tentativa de uma minúscula ala do PP-RS em querer lançar candidato próprio ao Piratini em 2026. A pesquisa Futura/Apex e outras que virao vão desmontar os argumentos dessa ala. 90% dos progressitas querem apoiar Zucco e indicar o vice ou a vice. O crescimento e o favoritismo de Flávio Bolsonaro impulionará a candidatura de Zucco. Também impulsionara a candidatura de Ubiratan Sanderson e Marcel van Hattem que disputam o senado.




