O Litoral Norte vai crescer substancialmente com o Porto Meridional em Arroio do Sal

O Porto Meridional de Arroio do Sal, em fase de implantação e planejamento, emerge como uma solução estratégica para o empazamento logístico que serão enfrentados no Rio Grande do Sul. O Porto está localizado na cidade marítima de Arroio do Sal, o terminal portuário oferecerá uma opção moderna e eficiente para o fluxo de cargas, com operações previstas para granéis sólidos, líquidos e contêineres de grande porte. O monumental empreendimento será totalmente financiado pela iniciativa privada, com um aporte inicial de U$ 1,3 bi. A obra proporcionará mais de 2 mil empregos diretos e 5 mil empregos indiretos, impactando de forma altíssima no crescimento econômico do Litoral Norte.

O Porto Meridional vai reduzir drasticamente custos, o projeto tem o objetivo de aproximar os produtores gaúchos de mercados nacionais e internacionais. Sua localização trará mais acessibilidade para empresas da Serra do Rio Grade do Sul, encurtando a distância logística para 180 quilômetros.

O início das obras está programado para o 2025. As operações do Porto Meridional também se alinharão a padrões internacionais e tecnologicamente avançados, dando mais eficiência e agilidade no fluxo de mercadores.

Grandes especialistas concordam que o Porto Meridional colocará o Rio Grande do Sul como referência no setor portuário brasileiros, promovendo a competitividade do Rio Grande no comércio exterior e fortalecendo o desenvolvimento regional.

O Porto Meridional tem o total apoio do prefeito eleito Luciano Pinto (Republicanos). A máquina municipal irá fazer todos os esforços para dar acessibilidade aos meios de transportes que trarão as mercadorias da Serra Gaúcha e de outras regiões do estado.