O mais gaúchos dos ‘guaranás’, Fruki fatura R$ 640 milhões, abre fábrica e não para de crescer

A empresa é um orgulho dos gaúchos e é líder no Rio Grande do Sul no setor de água mineral, de refrescos e de refrigerantes de guaraná.

Quem chega no RS e pede um refrigerante de sabor guaraná pode ter certeza: será servido com Fruki. Por ali, as outras marcas, como Antarctica da Ambev e a Fana da Coca-Cola, até têm espaço, mas é preciso especificar. Se pedir apenas ‘guaraná’, o garçon na maioria das vezes trará um Fruki.

Sinônimo de guaraná no estado gaúcho, a Fruki comemora 100 aos com um feito notável: uma nova fábrica recém-inaugurada e um faturamento de R$ 640 milhões de reais.

Os números impressionantes não param por aí. A empresa é líder no RS no setor de água mineral com a marca Água da Pedra, de refrescos como a marca Frukito, e de refrigerantes de guaraná com a própria marca Fruki. e começa a ganhar posição também em Santa Catariana.

A principal fábrica e sede da empresa fica em Lajeado, cidade a 115 quilômetros de Porto Alegre, localizada às margens do Rio Taquari, um dos que mais encheu com as chuvas de maio. A força das águas arrastou casas e indústrias inteiras no município, mas não chegou à Fukri. Mesmo assim, a família Eggers (dona da Fukri) em peso foi para dentro da indústria e, de lá, criou um plano de ação para apoiar os funcionários, moradores e a população do RS. Para se ter uma ideia, 17 milhões de litros de água potável foram doados pela empresa.

Com estradas bloqueadas e pontes caídas, a Fruki só pode escoar sua mercadoria graças à recém-inaugurada fábrica em Paverama, cidade a 50 quilômetros de Lajeado.

É dessa fábrica que vem a expectativa da Fruki de seguir crescendo dois dígitos por ano, rumo ao primeiro bilhão de faturamento.