O novo líder da oposição na Câmara adapta estratégia da Oposição após Motta modificar rito

Na manhã da última terça-feira (4), o novo líder da Oposição na Câmara dos Deputados, o gaúcho Luciano Zucco (PL-RS), reuniu os vice-líderes oposicionistas em sua residência, na capital federal, para montar novas estratégias de atuação. O intuito foi definir quais serão as prioridades legislativas para apresentar ao recém empossado presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Hugo Motta, em reunião de líderes. A reunião contou com a presença de importantes parlamentares como Rodrigo Valadares (UB-SE), Gustavo Gayer (PL-GO), Sargento Fahur (PSD-PR), Coronal Assis (UB-MT) entre outros.

Zucco pediu aos parlamentares que apresentassem as propostas prioritárias da semana em reunião na parte da tarde na Câmara. O plano dos oposicionistas é buscar otimizar o trabalho das assessorias técnicas especializadas de cada parlamentar para fortalecer a atuação coletiva da Oposição.

Nos bastidores, o comentário é que Hugo Motta irá reunir o colégio de líderes sempre nas quintas-feiras, definindo com previsibilidade as pautas que serão votadas na terça seguinte. A intenção do deputado gaúcho é realizar sistematicamente uma reunião prévia com os vice-líderes para ajustar planos e estratégicas e definir posicionamento sobre as matérias em votação.

O deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul é um dos mais ferrenhos opositores do governo Lula.

O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) é tido por muitos como o braço direito do ex-presidente Bolsonaro na Câmara dos Deputados.