Para o desespero do “governo” Lule, o Partido de Milei vence eleições na Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, classificou como “dia histórico” o resultado das eleições legislativas das eleições legislativas deste domingo (26), marcada pela vitória do seu partido, A Liberdade Avança.

Em discurso em Buenos Aires após a divulgação dos resultados, Milei afirmou que o resultado marca a “construção de uma Argentina grande”. “Que linda fica a Argentina de violeta!“, disse Milei a apoiadores, em referência à cor de seu partido.

Os argentinos deram um basta ao populismo. Populismo nunca mais”, declarou o presidente, em um momento de ovação do público. “Queremos um país que cresce.” afirmou o presidente vitorioso.

A Liberdade Avança, venceu as eleições legislativas da Argentina neste domingo, dia 26. O LLA, na sigla em espanhol, é o partido do presidente Javier Milei, que vai aumentar sua base no Congresso depois da decisão deste final de semana. As eleições renovaram por volta de metade da Câmara dos Deputados da Argentina (127 das 257 cadeiras) e um terço do Senado (24 das 72 cadeiras).

COMO É O ATUAL MÉTODO DE ELEIÇÕES NA ARGETINA:

A Argentina volta a votar em cédulas de papel, mas com um modelo inédito. Nas eleições legislativas marcadas para 26 de outubro, o país adotará pela primeira vez o sistema de cédula única nacional, em substituição ao antigo formato em que cada partido distribuía suas próprias cédulas aos eleitores.

O novo método, aprovado em 2024, busca padronizar o processo eleitoral e reduzir o risco de fraudes. A votação continua manual, mas agora o eleitor receberá do mesário uma única cédula impressa com nomes e fotos de todos os candidatos.