Se os Emirados Árabes querem ser a nova capital dos arranha-céus, a Arábia Saudita procura ir um passo além: a capital dos megaprojetos, em geral. A The Line pode ser seu projeto mais ambicioso, mas eles também têm no roteiro o imponente aeroporto de Riad, um arranha-céu de mais de 1 mil metros e outro de 2 mil metros, entre muitas outras construções.
Uma delas está em andamento e chega a ser algo difícil de imaginar: um cubo de 400 x 400 metros no qual caberão 20 edifícios como o Empire State.
Mukaab é o nome do edifício em questão e, embora as imagens renderizadas mostrem uma construção imponente, a verdade é que é difícil ter uma ideia das dimensões que esse arranha-céu cúbico terá quando estiver concluído. O Mukaab terá 400 metros de altura, 400 metros de largura e 400 metros de comprimento. A intenção por trás desse formato peculiar é aproveitar ao máximo cada centímetro interno.
A ideia é que ele seja uma espécie de cidade em si, com 400 mil metros quadrados de espaço comercial, residencial e de entretenimento, jardins internos e, no centro de tudo, uma torre em forma de espiral. Basicamente, uma cidade dentro de um cubo, com seu próprio sistema de transporte interno e tudo o que é necessário para ser autossustentável.