PDT lança pré-candidatura de Juliana Brizola e projeta ampliar bancadas estadual e federal em 2026

O PDT realizou no último sábado (15), ato de sua preparação para 2026 ao oficializar a pré-candidatura de Juliana Brizola ao Piratini. O evento, que lotou a Câmara de Porto Alegre com quase mil participantes, marcou a retomada de pautas primordiais do partido e deu início à formatação das chapas proporcionais.

Em seu discurso, Juliana defendeu a ampliação dos investimentos em educação, incluindo a expansão da escola em tempo integral, além da valorização do funcionalismo e do fortalecimento da saúde pública.

A pré-candidata também enviou um duro recado ao PT ao afirmar que “não adiante só chegar ao segundo turno. Tem que chegar e ter capacidade de vencer“, citando pesquisas internas que a colocariam como a única capaz de derrotar Zucco ou Gabriel Souza em um quase certo segundo turno.

A sigla avalia ter condições de ampliar de quatro para seis o número de deputados estaduais em 2026.

Entre os nomes em destaque está o jornalista Guto Lopes, da Rede Pampa, considerado uma das principais apostas do PDT para a Assembleia Legislativa. Com presença diária na TV e no rádio, proximidade com o grupo político de Juliana Brizola e quase 35 mil votos obtidos na disputa pela prefeitura de Viamão em 2024, Guto é tratado internamento como potencial puxador de votos capaz de fortalecer a nominata em regiões onde o PDT tradicionalmente enfrenta maior dificuldade.