Essa etapa visa a identificação de participantes que financiaram os ataques criminosos do dia 8/1/2023, na Capital Federal, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por bandidos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Ao todo foram cumpridos 20 mandados judiciais [18 mandados de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico – tornozeleira eletrônica], expedidos pelo STF, nos Estdos do Paraná [7], Goiás[1], Mato Grosso [1], São Paulo [7] e Rondônia [2].
Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados pelos baderneiros ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
Os fatos investigados consistem, os crimes de abolição violenta ao Estado Democrático de Direito, golpe de Estado qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deteriorização ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações em curso, e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidos.
Aqui no Rio Grande do Sul tem uns golpistas, em tem muitos, viu? Em Canoas tem um vereador chinelo e corrupto…