A localização dos objetos contou com o apoio da Scotland Yard e do Adido da Polícia Federal no Reino Unido
A Polícia Federal, por meio do Núcleo de Cooperação Policial Internacional – Escritório Regional da Interpol no Estado de São Paulo, entregou, na última quarta [04/7] para a Biblioteca Mário de Andrade, 12 gravuras pintadas à mão por Jacob Steinmann (1800 – 1844) do livro “Souvenirs de Rio de Janeiro” (1834), pertencente à Seção de Obras Raras e Especiais.
A obra rara havia sido furtada juntamente com outros objetos e gravuras da biblioteca de Mário de Andrade em São Paulo, em 2006, e constava da lista de objetos roubados da Interpol, que foram furtadas em 2006.
O objeto estava em posse de um colecionador brasileiro que o havia adquirido legalmente junto a uma casa de leilões em Londres, Inglaterra. O trabalho de identificação, localização e apreensão do objeto raro contou com o apoio da Scotland Yard e do Adido da Polícia Federal no Reino Unido.
As imagens oferecem um olhar privilegiado sobre a cidade do Rio de Janeiro e suas paisagens na primeira metade do século XIX.
As gravuras foram entregues em mãos pelo delegado Ricardo Sancovich, chefe do núcleo de cooperação internacional da Polícia Federal, e pela escrivã Juliana Arai, ao diretor da Biblioteca Jurandy Valença e à coordenadora da Seção de Obras Raras e Especiais Joana Andrade.
Na primeira foto, esquerda para a direita: Gabriela Yamane e Renata de Melo (bibliotecárias), Jurandy Valença, Joana Andrade, o delegado de Polícia Federal Ricardo Sancovich e a escrivã Juliana Arai.