Portal rs.gov.br fica entre os três melhores do país no Prêmio iBest 2024

A cerimônia de premiação ocorreu em Porto Alegre, no Teatro Bourbon Country, na última sexta-feira (14)

O portal rs.gov.br, plataforma de serviços digitais do Estado do Rio Grande do Sul, foi reconhecido como um dos três melhores do país na categoria Governo Estadual pelo Prêmio iBest 2024. O Estado concorreu pelo juri acadêmico e pelo voto popular. A cerimônia de premiação ocorreu em Porto Alegre, no Teatro Bourbon Country, na última sexta-feira (14/2), reunindo autoridades, especialistas e personalidades do universo digital. O vice-governador Gabriel Souza participou da abertura do evento.

É a terceira vez consecutiva que o portal do governo gaúcho se destaca entre os bem avaliados. Em 2023, foi um dos três melhores pelo júri da Academia iBest e, no ano anterior, atingiu o Top 5 na votação popular. Em 2024, concorreu com iniciativas como o Carioca Digital (Rio de Janeiro) e o Poupatempo São Paulo, consolidando-se como referência nacional na digitalização de serviços públicos.

A ampla oferta de serviços digitais disponíveis no rs.gov.br tornam essa ferramenta essencial para os cidadãos gaúchos. A conquista do Prêmio iBest é um grande incentivo para continuarmos inovando e qualificando nossos serviços, reforçando o compromisso do Governo do Rio Grande do Sul de investir em soluções digitais e simplificar processos“, ressaltou a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans.

O portal de serviços é liderado pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs) e pela Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI), como parte da estratégia da SPGG.

“Desde 2019, o Rio Grande do Sul vem transformando a maneira como o cidadão acessa os serviços públicos, tornando essa relação mais simples, ágil e conveniente por meio da tecnologia. Nosso compromisso é garantir que o Estado esteja sempre ao alcance de todos, facilitando o dia a dia da população”, destacou o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel.

Portal rs.gov.br

Atualmente, o portal rs.gov.br disponibiliza 758 serviços estaduais, sendo 96% deles digitais, registra uma média de 6,9 milhões de acessos mensais e possui um índice de satisfação de 85% entre os usuários.