Com a nomeação de mais nove voluntários na Região Sul no último sábado, 8, Porto Alegre passou a contar com 348 prefeitos de praças oficializados para auxiliar a prefeitura no cuidado com os espaços públicos. Ao lado de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias, o prefeito Sebastião Melo coordenou o ato realizado na Praça João Bergmann, na Vila Assunção.
“Um dos principais deveres de um gestor público é cuidar do dia a dia da cidade. O projeto prefeitos de praça é uma iniciativa que deu muito certo e é motivo de muito orgulho para a nossa gestão. Convidamos a todos para que sejam multiplicadores das boas ações e cuidados com os espaços públicos” – Prefeito Sebastião Melo.
Durante o evento, também foi assinado o Pacto de Governança, documento que sela a corresponsabilidade dos representantes do governo e da comunidade no cuidado com os espaços públicos. O secretário municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, Cassio Trogildo, explicou que o projeto Prefeitos de Praças integra o programa Mais Comunidade, unindo a população e a prefeitura na busca de uma cidade melhor para todos. “Com esse compartilhamento da responsabilidade na zeladoria dos espaços, todos saem ganhando. Buscamos envolver a comunidade, para que o sentimento de pertencimento se multiplique. O resultado é uma cidade bem cuidada e melhor para se viver“, destacou.
Voluntariado – O cargo voluntário é concedido à cidadã ou ao cidadão que será responsável por cuidar dos equipamentos públicos, acompanhar os serviços de manutenção e comunicar problemas e ocorrências, para que a prefeitura ou o adotante possa realizar as intervenções necessárias. As nomeações são publicadas no Diário Oficial do Município de Porto Alegre (Dopa).
O projeto é organizado pelas secretarias municipais de Parcerias (SMP) e de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). “Os prefeitos de praças têm a missão de auxiliar o poder público nos cuidados com a cidade. São voluntários que já fazem esse trabalho e que agora serão parceiros da prefeitura e terão um canal direto no sistema 156 para que possam registrar suas demandas. Não terão preferência, mas terão prioridade no atendimento dos serviços”, ressaltou o secretário municipal de Parcerias, Giuseppe Riesgo.