A Rota Bioceânica Sul ou Rota da Integração Latina-Americana (RILA), é um corredor logístico de infraestrutura que visa conectar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, atravessando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O objetivo principal é oferecer uma rota de transporte mais rápida e económica para os países da América Latina chegarem aos mercados da Ásia, através dos portos chilenos, reduzindo a distância e o tempo de viagem em comparação com as rotas tradicionais.
Na última quinta-feira (28), o Porto Meridional de Arroio do Sal foi o centro das discussões em uma importantíssima reunião, realizada em Porto Alegre, entre o vice-governador Gabriel Souza e uma comitiva chilena.
Na ocasião foi tratado da Rota Bioceânica Sul, um corredor logístico fundamental para unir Brasil, Uruguai, Argentina e Chile por rodovias e hidrovias.
O encontro teve a participação do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Leandro Evaltd, e o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto.
Segundo do governo estadual, os estudos ambientais para o Porto Meridional já estão em ritmo acelerado, visando a obtenção da Licença Ambiental Prévia.
O Porto Meridional já conta com autorização do Ministério de Portos e Aeroportos, da Marinha e da Secretaria do Patrimônio da União, e será formalizado como TUP (Terminal de Uso Privado), após contrato com a fase de construção.
OBRAS DEVEM INICIAR EM 2026
A construção do Porto ainda depende da análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo Ibama. A previsão é de que as obras tenham início no primeiro quadrimestre de 2026 e que a operação comece a funcional em 2028, com capacidade de movimentar até 53 milhões de toneladas por ano e receber navios de até 39i9 metros de comprimento.
Para o Chile, o novo Porto será fundamental para escoar produtos ao mercado asiático, reforçando papel estratégico do Rio Grande do Sul na integração logística da América Latina.
Também estiveram no encontro representantes da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) e da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, reforçando a importância política e econômica do projeto para todo o continente.
O ESTADO VIZINHO DE SANTA CATARINA E SEUS PORTOS:
anta Catarina conta atualmente com oito portos em funcionamento: seis portos públicos e dois terminais privados, com a previsão de um oitavo porto privado em breve. Os portos públicos são Itajaí, Laguna, São Francisco do Sul, e Imbituba, enquanto os privados incluem o Porto de Itapoá e o Terminal Graneleiro de Santa Catarina (TGSC).
O Rio Grande do Sul possui atualmente um só Porto, né?