Prédios históricos no RS são revitalizados e reformados pela Rede de Farmácias São João

As Farmácias São João têm revitalizado e reformado edifícios históricos, preservando arquitetura interna e externa e transformando-os em farmácias.

Preservar a história de um lugar é estar em sintonia com todo o universo que o envolve. Quando se cuida da cultura local, amplia-se o raio de ação na comunidade, especialmente quando a iniciativa parte do setor privado.

Confira alguns locais do Estado onde a Rede de Farmácias São João realizou trabalhos de revitalização de prédios históricos e que foram transformados em farmácias:

Santo Ângelo/RS

Na cidade de Santo Ângelo no noroeste do Estado, a Rede São João investiu na preservação e conservação da fachada do prédio histórico onde funciona a Rádio Santo Ângelo e agora o Jornal das Missões, ambos localizados na Av. Brasil, 523, centro.

Referência Histórica:

Em 15 de agosto de 1947, a Rádio Santo Ângelo entrava no ar para mudar a forma de informar e divertir os ouvintes da região das missões. Levando o nome da Capital Missioneira Santo Ângelo, a emissora ocupa o mesmo prédio desde a sua fundação.

A Rádio Santo Ângelo está de forma marcante na história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Em seu acervo, transformado em um espaço com relíquias e equipamentos que retratam a era do rádio, está uma placa enviada a emissora pelo governador do estado do RS, Leonel de Moura Brizola, onde agradece a direção da empresa pelos relevantes serviços prestados à nação, ao integrar a Rede Nacional da Legalidade no ano de 1961.

Valor Arquitetônico:

A Rádio Santo Ângelo realizou um cuidadoso trabalho de preservação da fachada, o que a colocou na relação de prédios históricos protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.

O arquiteto Gustavo Bento da Rede de Farmácias São João trabalha na equipe que cuida das revitalizações dos prédios históricos. Sobre Santo Ângelo, a revitalização desde o princípio foi concebida em conjunto com o EPHAC – Equipe do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural, prefeitura municipal e a direção da rádio.

“A empresa tem uma atenção especial nos projetos que envolvem prédios com relevância histórica nos municípios e comunidades onde atua. Neste caso, a ideia foi construir uma estrutura nova, com materiais e métodos construtivos atuais, modernizando as instalações da rádio e da farmácia como espaço de saúde, criando um conjunto arquitetônico transformador, onde se destacou a preservação do prédio histórico existente, conversando com a estrutura nova,” salienta Gustavo Bento.

Rio Pardo/RS

Na cidade de Rio Pardo na região central do Estado, a Rede São João revitalizou o sobrado João Pereira Monteiro (antiga Ferragens Cruzeiro), localizado na Rua General Andrade Neves, 520 – Esquina com a Dr. João Pessoa.

O casarão construído em meados do século XIX teve a fachada preservada, respeitando as medidas máximas para colocação de comunicação visual, além de reforma interna do forro e do piso.

Referência Histórica:

O sobrado foi a residência da família Sacarello. Por mais de 50 anos a loja ficou com o nome de Paula Ribas. Posteriormente o imóvel pertenceu a família Cruzeiro e teve ao longo da sua trajetória várias formas de ocupação.

O segundo pavimento deste sobrado foi utilizado por muito tempo como residência de família e a parte térrea como ponto comercial com papelaria, venda de alimentos, escritórios e pequenas lojas de vestuário. O local foi de grande movimento na cidade e durante muitas décadas, contou com o Bazar Cruzeiro no andar térreo da construção.

O casarão foi residência também de João Pereira Monteiro, provedor-mor da Irmandade dos Passos (conhecida como Irmandade de Caridade do Senhor Bom Jesus dos Passos, fundada em 3 de maio de 1803 por um grupo de moradores de Rio Pardo com o principal objetivo de fazer a caridade).

Valor Arquitetônico:

O sobrado apresenta características importantes para o centro histórico de Rio Pardo, como platibanda com elementos vazados e taças nas duas fachadas junto as ruas, balcões com gradil de ferro, frisos e aberturas com molduras com saliência na parte superior e inferior. Há ainda um destaque na fachada da porta de acesso ao segundo pavimento. Este prédio antigamente possuía a parte superior como residência e foi readequado para o comércio.

A edificação possui uma arquitetura colonial típica de Portugal e na segunda metade do século XIX ganhou roupagem neoclássica sob as influências da época. Abrigou também membros da corte real durante a passagem de Dom Pedro II e a Princesa Isabel pela região.

O imóvel destaca a edificação como seu valor histórico, cultural, de expressiva tradição para a Cidade de Rio Pardo e está incluso no inventário do patrimônio cultural do Estado. Atualmente, o sobrado pertence à Rede de Farmácias São João.

Garibaldi/RS

Em Garibaldi, na região serrana do Rio Grande do Sul, a Rede São João realizou melhorias no prédio. A empresa preservou a fachada respeitando as medidas máximas para colocação de comunicação visual, fez a reforma interna do forro e do piso, além de manter elementos característicos da edificação como a Cristaleira e a manutenção de alguns objetos antigos.

O prédio histórico de Garibaldi abriga uma loja da Rede de Farmácias São João e na sala onde funcionava a loja de tecidos, os clientes encontram a mobília original do prédio, com destaque para a vitrine em madeira trabalhada na parte interna da janela frontal. O casarão está localizado no Centro Histórico de Garibaldi.

Referência Histórica:

É no encontro de três ruas, a Buarque de Macedo, Arduíno D’Arrigo e Borges de Medeiros, que está a construção considerada como uma das mais delicadas arquiteturas do patrimônio histórico de Garibaldi. Uma edificação com estilo próprio e que marcou o centro da cidade desde a sua inauguração.

Valor Arquitetônico:

Construído no ano de 1920 com um porão (subsolo) em base de pedra, tendo em seu frontão elementos ornamentais na parte superior, rente ao telhado, o solar se caracterizou por modificar a paisagem local, concentrando diversas funções em suas instalações térreas, numa área total de 755m².

Projetado pelo seu primeiro proprietário Angelin Paganelli, o prédio deu espaço para comércio de secos e molhados, armarinhos e tecidos e até um café. Neste mesmo espaço, logo ao lado, funcionou por diversos anos uma agência dos Correios. Enquanto o comércio de secos e molhados abria suas portas para a rua Buarque de Macedo, os armarinhos e tecidos eram vendidos através da rua Arduíno D’Arrgio e o café ficava ao final do prédio, já na terceira rua, a Borges de Medeiros.

No ano de 1930 o prédio com todos os seus serviços instalados, foi adquirido pela família Deconto, onde dois irmãos assumiram o complexo para dar continuidade ao comércio. Enquanto o piso térreo se caracterizava por lojas de comércio, o andar superior foi sempre local de moradia das famílias proprietárias, cada qual na sua época.

Sobre a São João

A Rede de Farmácias São João é a maior empresa do segmento no Sul do Brasil e a 4ª maior rede varejista de medicamentos do país, conforme ranking da Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. Com mais de 1100 lojas, está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Comprometida com as melhores práticas do ESG (Environmental, Social and Governance), para alcançar um desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social e financeira, a São João também preza pelo respeito à diversidade, pluralidade e incentivo à inclusão social.