Prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon lança campanha para angariar recursos com empresários no montante de R$ 300 milhões para construção o novo hospital em Gravataí

A grave situação da saúde e o iminente colapso no sistema hospitalar de Gravataí, fez com que o prefeito Luiz Zaffalon iniciasse uma forte campanha para viabilizar a construção de um novo e moderno hospital público para atender a população gravataiense. A cidade com quase 300 mil habitantes e que conta com apenas 190 leitos disponíveis no Dom João Becker – o único nosocômio com atendimento pelo SUS na cidade – , Gravataí enfrenta um déficit grave na oportunização de internações hospitalares.

A cidade de Gravataí é uma que mais cresce no Rio Grande do Sul, e isso exige planejamento. Já entregamos dez novas unidades de saúde e estamos construindo um complexo no centro, mas precisamos de mais capacidade hospitalar – afirma Zaffalon.

A estratégia adotada pelo governo municipal passa pela lei estadual do Pró-Hospitais, que permite que empresas destinem até 5% do ICMS devido para financiar obras em hospitais públicos e filantrópicos. O objetivo é atrair empresários locais e da Região Metropolitana para a construção do Hospital Bárbara Maix, projeto da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que administra com competência desde 2017 o Hospital Dom João Becker.

PROJETO

Com investimento estimado em aproximadamente R$ 300 milhões, o nosocômio terá nove andares e 114 leitos de internação e 10 modernos leitos de UTI, com foco em internações pediátricas, obstetrícia, UTI neonatal e atendimento de convênios e SUS. A nova estrutura será ligada fisicamente ao Dom João Becker, na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, em terreno doado pelas Irmãs da Congregação Imaculado Coração de Maria.

O prefeito Zaffalon anunciou que o competente empresário Mathias Kisslinger Rodrigues, da Phorbis Empreendimentos Imobiliários, será um dos principais articuladores da necessária iniciativa. Kisslinger administra shoppings em parceria com o Grupo AD, entre eles o Gravataí Shopping Center, e já presidiu a Fundação Iberê Camargo.

O prefeito Zaffalon está muito otimista na viabilização do projeto de grande cunho social que será implantado em Gravataí que beneficiará milhares de pessoas.

Considerando o PIB e o tamanho da pujante economia da cidade, se conseguirmos engajar os empresários e mostrar a importância desta iniciativa, não será tão difícil chegar a esse valor. Esperamos entregar um novo hospital para a comunidade em até 5 anos, projeta Zaffalon.