Prefeito Jairo Jorge processa vereador Juares Hoy (foto) pelas fakes criminosos que ele publicou no seu Instagram através de vídeo e postagens…

xr:d:DAF1c1whoZc:90,j:7626138959280868179,t:24021618

O processo é de nº 5017506-78.2024.8.21.0008 – Ação Penal – Órgão Julgador: Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Canoas – Juiz (a): Patrícia Pereira Krebs Tonet.

O Prefeito Jairo Jorge processou o vereador Juares Hou, vulgo Maricota, por danos morais e divulgação de fake news criminosas, e pede R$ 1 milhão de reais de indenização a ser destinada às vítimas da enchente em Canoas.

Ao contráro que o querelado (vereador Juarez Maricota Hoy do PP) em seu vídeo fake, querendo imputar ao querelante (Jairo Jorge) tanto conduta omissa e incompetente na desocupação de áreas de áreas de risco, como a responsabilidade criminal sobre a retirada dos pacientes do Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Uma tremenda mentira do vereador progressita. Só um partido como o PP aceita um elemento desse tipo no partido, viu?

Ainda assim, mesmo havendo o entendimento que todas as condutas possíveis de serem adotadas na evacuação dos pacientes do HPSC realizadas pelos profissionais responsáveis e que se encontravam no local arriscando suas próprias vidas no socorro aos paciente, o querentalante (Prefeito Jairo Jorge), na condição de prefeito municipal, determinou a instauração de sindicãncia para apurar os fatos em toda sua extensão; de onde se extrai que o mesmo, ao contrário da afgirmação caluniosa, irresponsável e difamatória do querelado (Vereador Juarez Hoy), não possui qualquer responsabilidade sobre o ocorrido, mas também adotou todas as providências necessárias para que os fatos venham a ser devidamente esclarecidos, como o medida de legalidade e transparência, e também de respeito aos pacientes e suas famílias.

Já no que diz respeito às falsas acusações do querelado (Vereador Juarez Hoy) de que o querelante (Prefeito Jairo Jorge) teria agido deixando de praticar ato de ofício ou atuado como incompetência, na evacuação das áreas atingidas pelos alagamentos, elas são absolutamente improcedentes; sendo que a sequência de vídeo onde o querelente (Juarez Hoy) aparece dizendo que, naquele momento não havia necessidade de evacuação das áreas, ocorreu quando a situação estava sobre controle e antes que a chuva elevasse o nível do rio, exigindo a retirada das pessoas dos locais; o que pode ser facilmente constatado pela análise cronológica dos acontecimentos, por mera consulta à rede Instagram tanto do querelane (https://www.instagram.com.br/jairo_jorge), quanto a Prefeitura de Canoas (https://www.instagram.com/prefcanoas), cujo conteúdo deixa-se de reproduzir aqui por estar facilmente acessível através dos links indicados.

Ou seja, ao contrário das afirmações criminosas e irresponsáveis do querelado (Vereador Juarez Hoy), a população foi alertada para a necessidade de saída imediata das áreas de risco com toda a antecedência possível, particularmente os bairros Mathias Velho, Fátima e Rio Branco, citados pelo querelado (Vereador Juarez Hoy) em seu vídeo coluniador, difamatório, criminoso e injurioso.

Tais alertas foram dados, sempre em tempo real e com toda a antecedência, não apenas pelo querelante (Prefeito Jairo Jorge), mas por outros integrantes do governo municipal de Canoas que, a exemplo do querelante (Prefeito Jairo Jorge), mas por outros integrantes do governo municipal de Canoas que, a exemplo do querelante (Prefeito Jairo Jorge), se encontravam na linha de frente dos acontecimentos, como se pode verificar pelo vídeo publicado na página oficial da Prefeitura de Canoas, onde o Secretário de Obras do Município, Guido Bamberg, faz um apelo contundente para que as pessoas saíssem imediatamento do Bairro Mathias Velho e das demais áreas de risco, procurando residências de familiares ou os abrigos já disponibilizados pela prefeitura de Canoas naquele momento (https://www.instagram.com/reel/C6hoaheaNYND/?IGSH=aHBsNWJtbWx4dmtn).

O mais importante e sinistro é que o próprio querelado, quando a medida foi anunciada, mostrou-se contrário à mesma, conforme se comprova pelas suas postagens na rede social Instagram, em que comentários feitos pelo querelado (Vereador Juarez Hoy) na página da própria prefeitura e onde essa avisava a necessidade de evacuação dos locais de risco; o que apenas demonstra o caráter demagógico, criminoso, imral e motivado pela mais rasteira exploração política dos acontecimentos pelo vídeo que veicula; acusando o querelante (Prefeito Jairo Jorge) de não haver tomada uma providência que esse efetivamente tomou (a evacuação da população das áreas de risco), e contra a qual o próprio querelado (Vereador Juarez Hoy) se mostrou contrário no momento ejm que as medidas foram tomadas e anunciadas, lançando total descrédito nas declarações nas redes sociais, que copia-se a esta exordial:

Juareshoy_

Ata! Sair da Matias? Quase 100 mil com água pra todo lado e sair correndo? De que modo!/ Confusão total!! A ULBRA PODERIA ABRIGAR SIM! Boa ideia! E como ir? Estão preparando abrigos para todo o povo da Matias?

Juareshoy_

Que vídeo terrível!! Estão pregando o terrorismo! Prefeito não mande qualquer fazer videozinho de promoção! Evacuar 200 mil pessoas de toda a Matias! Genérico é inaceitável

Juareshoy

Evacuar 100 mil pessoas isso? Sr Guido seja didático e objetivo! /esse vídeo é absurdo

Se alguém precisa ser responsabilizado criminalmente por haver atrapalhado a ação do poder público na orientação à população para que evacuasse as áreas de risco, esse é o próprio querelado (Vereador Juares Hoy), que mediante postagens em sua rede social minimizou os apelos do querelante (Prefeito Jairo Jorge) e da Prefeitura Municipal de Canoas para que os habitantes dos bairros atingidos, particularmente a Mathias Velçho, deixassem suas casas; como se pode observar.

O tal de Vereador Juares Hoy, vulgo Maricota foi um dos principais responsáveis pela propagação de fake news criminosas, viu?

A pergunta que deve ser feita neste momento é: Quantas pessoas foram colocadas em grave risco, ou mesmo podem ter perdido suas vidas, ao acreditar nas postagens do fanfarrão do querelado (Vereador Juares Hoy), dada sua condição de vereador e que, em tese, mereceria credibilidade, de que não havia motivo para atender ao apelo das autoridades para que saíssem do local? A responsabilidade do querelado (Vereador Juares Hoy), ao SABOTAR CRIMINOSAMENTE com suas declarações as ações do Poder Público n salvamento das vítimas , necessita ser apurada com o maior rigor pelo MINISTÉRIO PÚBLICO e POLÍCIA FEDERAL (onde ele não tem influência nenhuma), medida que, ao final, se irá requer.

As conhecidas Hienas de Canoas torcem para uma desgraça maior, né? As hienas só pensam em eleições. Metade da cidade de Canoas está submersa de água e eles (hienas) pensam em eleições, é dose! Não pensam que é hora de união pela maior catástrofe climática de Canoas e quem sabe do país.