A mais antiga federação esportiva do Brasil, a REMOSUL [Federação de Remo do Rio Grande do Sul] questiona com vemência a proposta da Prefeitura de Porto Alegre de fechar permanentemente 8 comportas do Sistema de Proteção Contra Cheias da capital. Comportas que deveriam ter tido manutenção do seu “governo”. Afinal de contas, o DMAE tinha [tem] em caixa R$ 400 milhões e poderia ter investido no Sistema de Proteção às Cheias, né?
Em recente e contundente Carta aos Vereadores e aos cidadãos porto alegrenses, a Associação de Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre [ASTEC] reiteram o Documento MANIFESTAÇÃO AOS PORTO ALEGRENSES SOBRE O SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA INUNDAÇÕES DE PORTO ALEGRE, lançado por um amplo grupo de técnicos, em 13 de maio de 204 [depois da catástrofe que colocou até jacarés da Av. Getúlio Vargas].
A Associação em sua Carta reitera também a necessidade de que técnicos sejam ouvidos quando da tomada de decisões sobre legislação e decisão do Prefeito, corroboradas pelos Vereadores sem conhecimento técnico nenhum, como foi por exemplo, a liquidação do DEP [Departamento de Águas e Esgotos], que era responsável pelo Sistema. Essa atribuição foi repassada de forma criminosa ao DMAE, sem que técnicos e trabalhadores suficientes fossem contratados por esta autarquia para dar conta da manutenção do Sistema e tampouco o Prefeito Tião e o DMAE ouviram os constantes avisos e recomendações destes técnicos.
O Resultado – Jacaré na Av. Getúlio Vargas:
O fio do novelo tem nome e CPF: Agostinho Meirelles, o lobista pelotense que trouxe a banda podre do antigo PTB para ROUBAR no DMAE… Com o total conhecimento do Prefeito Tião, viu? É só os órgãos competentes investigarem o lobista de pelotense, viu? Este rapaz ficou rico “trabalhando” na área de águas e saneamento. Trouxe para Porto Alegre do Tião sua experti$e… É craqueeee….