Prefeitura de Canoas anuncia que Motobomba de maior potência é instalada no bairro Rio Branco

Começou a funcionar, neste sábado (18/05), no bairro Rio Branco, a primeira das 8 bombas de maior potência que foram enviadas para Canoas pela Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo]. O equipamentos tem capacidade de bombear 2,5 mil litros de água por segundo. A motobomba se junto à 4 bombas que já estavam operando , 2 no bairro Rio Branco e 2 no bairro Mathias Velho.

A Prefeitura de Canoas assinou um contrato para a locação de 31 motobombas, com alto poder de sucção, que ajudarão na retirada das águas de todo o lado oeste da cidade. Elas ficarão à disposição da Prefeitura por 30 dias, a contar da chegada de cada uma. Somadas às bombas provenientes de parcerias com o empresariado local, a Corsan e também com o poder público de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Argentina, Canoas terá, ao longo dos próximos dias, mais de 40 equipamentos.

Neste sábado (18), o prefeito Jairo Jorge anunciou que a Casa de Bombas 8, no bairro Mathias Velho, será a primeira a ser retomada. Assim que as águas baixarem na região, também será feita a retomada da Casa de Bombas 6. A Prefeitura prevê um investimento de mais de R$ 200 milhões para a recuperação das casas de bombas afetadas, a reconstrução dos trechos rompidos dos diques e a ampliação dos mesmos, além da instalação dos equipamentos móveis de bombeamento.

O governo federal também irá disponibilizar todos os recursos necessários para acelerar o recuo das águas que atingiram grande parte de Canoas. O ministro extraordinário pela reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta conhece os problemas de Canoas.

É hora de união de todos. Não é hora de fakes e de fofocas políticas. As conhecidas hienas de Canoas não precisam ficar fazendo críticas e plantando discórdia entre a população. Todos canoenses foram atingidos pelo maior desastre climático do Rio Grande do Sul de todos os tempos.