Prefeituras do RS precisarão aumentar áreas verdes e reduzir o asfalto convencional, alerta secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial

Celeste Saulo, secretária-geral da OMM, ligada à Organização das Nações Unidas. Ela é uma das maiores especialistas sobre mudanças do clima do mundo.

Uma das alternativas mais confiáveis é a utilização do tecnologia do asfalto permeável que tem uma composição parecida com a do convencional, sendo também derivado do petróleo. A grande diferença entre eles é que o permeável [também chamado de asfalto poroso] possui espaços vazios em sua estrutura, esses espaços vazios permitem que a água o atravesse e evita alagamentos.

Pavimento antienchente [Asfalto Poroso]

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) desenvolveram um novo tipo de pavimento poroso para a absorção e retenção das águas da chuva, reduzindo os riscos de enchentes e de aquaplanagens, fenômeno que ocorre quando veículos passam sobre uma lâmina d’água e os pneus perdem o contato com a pista. A nova técnica evitará muitos transtornos como os famosos alagamentos que dão tanto prejuízo para a população das cidades.

Ela afirma que o aumento na ocorrência de eventos climáticos extremos está diretamente relacionado à mudança climática. Ela entende que as cidades deveriam, hoje, ter planos de adaptação. Precisam aumentar áreas verdes, reduzir as superfícies de asfalto convencional, usar sistemas de transporte não produzam gases de efeito estufa.