O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta 2ª feira [27/5] a doação de 2.000 toneladas de carne para alimentar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A iniciativa é de empresários do setor, que atenderam a um pedido do petista. Em seu perfil no X (ex-Twitter), o presidente afirmou que a medida é uma demonstração de que o país tem “solução”. A doação não deve afetar o preço da carne. …
O anúncio se deu depois de o presidente, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, empresários e representantes do setor participarem de reunião no Palácio do Planalto, em Brasília. Os irmãos Joesley e Wesley Batista, do Conselho de Administração da JBS, estiveram presentes (veja na imagem abaixo):
A jornalistas, o ministro da Agricultura afirmou que a distribuição dos alimentos deve começar “imediatamente” e que já estão disponíveis para o envio. Fazem parte das doações carnes bovina, suína, de aves e também ovos. Fávaro anunciou que a equipe do órgão deve estar hoje no Rio Grande do Sul na 3ª feira [28/5], para discutir com o ministro da Reconstrução do Estado, Paulo Pimenta, sobre como será feita a distribuição. Segundo Fávaro, o governo criará uma “estrutura logística permanente” para alimentar a população afetada pelas enchentes. Ainda de acordo com o ministro, o cálculo feito na reunião com os empresários é de que as 2.000 toneladas de carne devem servir para 6 milhões de refeições. Fávaro disse ainda que o setor não pediu “nada” em troca para o governo e que a doação não deve afetar o preço da carne em outras regiões do país.
Eis a lista de empresas e entidades que participaram da reunião na última 2ª feira [27/5]:
Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes); ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal); Argus; Astra; Ativa Alimentos; Barra Mansa Alimentos; Beauvallet Brasil; Better Beef; BRF/Marfrig; Comesul; Distriboi; Estrela Alimentos; Frialto; Fribev; Frigol; Frigosul; Frisa; LKJ; Mercúrio Alimentos; Minerva Foods; MSP; Naturafrig; Rio Beef; Supremo Carnes; Valêncio; e Zanchetta Foods.
Fonte: Poder 360