Primeira reunião do Conselho Fiscal da Famurs reforça papel estratégico de apoio à gestão e aos municípios gaúchos

Encontro apresentou as atribuições do colegiado e discutiu ações voltadas à transparência, equilíbrio financeiro e fortalecimento das administrações municipais

A primeira reunião do Conselho Fiscal da Famurs foi realizada na última terça-feira (21/10), na sede da Federação, em Porto Alegre. Com a presença da presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, da presidente do Conselho Fiscal da entidade e prefeita de Estrela, Carine Schwingel, do membro do conselho e prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin, do coordenador-geral da Famurs, Adriano Marangon, do superintendente Administrativo e Financeiro, Antonio Ferreira, da contadora Morgana de Almeida e da diretora de Projetos de Estrela, Elaine Gorgen, o objetivo do encontro foi apresentar as atribuições do conselho e a importância da atuação dele para o trabalho da gestão.

Ao abrir os trabalhos, a presidente Adriane destacou que a atuação do conselho é imprescindível para auxiliar a gestão no controle dos gastos e na definição das prioridades dos municípios.

Estamos sempre abertos a sugestões e a ouvir o que o conselho pode contribuir. Afinal, ele é formado por prefeitos e prefeitas que, assim como eu, conhecem a realidade dos municípios gaúchos”, afirmou.

O superintendente Administrativo e Financeiro da Famurs, Antonio Ferreira, explicou que o conselho é responsável pela aprovação do balanço anual da gestão e participa do processo de transição a cada troca de presidência. Ao apresentar o diagnóstico financeiro da entidade, Ferreira ressaltou que a austeridade nos gastos tem sido buscada desde o início do trabalho.

Após a apresentação dos dados, a presidente do Conselho Fiscal, Carine Schwingel, e o membro do conselho, Gilberto Menin, apresentaram sugestões de encaminhamentos à atual gestão. Entre elas, estão o direcionamento de recursos da Famurs — seja por meio direto ou via cursos e capacitações nos municípios — com o intuito de fortalecer temas estratégicos como a reforma tributária e a reforma da previdência; o equilíbrio entre custos e patrocínios nos eventos promovidos pela entidade; e o debate ampliado sobre as questões atuariais municipais, especialmente na gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos.

A presidente Adriane lembrou ainda que tanto a gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos quanto a reforma tributária integram os eixos estratégicos da atual gestão da Famurs. Os temas vêm sendo trabalhados junto aos prefeitos por meio de capacitações, debates técnicos e materiais de apoio. Como parte desse esforço, a Federação lançou recentemente um e-book sobre a reforma tributária, disponível aos gestores municipais, com o objetivo de orientar as administrações locais diante das mudanças previstas na legislação.

O intuito é, ao lado da presidente Adriane, construir uma federação em prol dos municípios, que entregue resultados para quem vive nas cidades. O desenvolvimento e o crescimento municipal passam pelas nossas decisões, e a Famurs é vital nesse processo. A intenção é trabalhar otimizando os recursos e transformando-os em ações concretas para a população gaúcha”, destacou a prefeita Carine.

As reuniões do conselho serão periódicas e contarão com a participação de todos os membros.

Conselho Fiscal da Famurs – Biênio 2025/2027

• Carine Isabel Schwingel / Estrela – AMVAT / Presidente
• Vannei Mafissoni / Marcelino Ramos – AMAU / 1º titular
• Arlei Luís Tomazoni / Três Passos – AMUCELEIRO / 2º titular
• Michael Kuhn / Selbach – AMAJA / 1º suplente
• Adilson Adam Balestrin / Seberi – AMZOP / 2º suplente
• Gilberto Domingos Menin / Porto Xavier – AMM / 3º suplente