Competição do Instituto Manager escolheu as melhores propostas na área da inovação, sustentabilidade e tecnologia
Com um programa in-company inédito dentro do território nacional, a Rede de Farmácias São João foi representada em uma competição na última quarta-feira (13/11) no Centro de Eventos da UFP (Universidade de Passo Fundo), com mais 24 trabalhos, envolvendo ao todo cerca de mil jovens com idades entre 15 e 17 anos.
A manager Day é uma competição de startups promovida pelo Instituto Manager de Passo Fundo com o objetivo de instigar, promover e dar visibilidade as ideias desenvolvidas pelos jovens, pensando na aplicabilidade no mercado de trabalho.
O projeto Jovem Empreendedor da Rede de Farmácias São João é um trabalho pioneiro e realizado a um ano, capacitando cerca de 100 estudantes do Ensino Médio, ofertando estrutura de sala de aula e materiais para o desenvolvimento dos trabalhos.
Nesse período de 12 meses foram quatro turmas, onde saíram cinco ideias que participaram da etapa regional realizada em outubro, sendo
selecionado o projeto Autofarma para a grande final estadual. A São João é pioneira no Brasil com esse programa realizado in-company,
aproximando os jovens dos profissionais da Rede.
Manager Day
O Manager Day é um evento que contempla as equipes finalistas classificadas nas etapas regionais. As startups são apresentadas em
um dia inteiro de capacitação, entretenimento e competição das equipes. Na dinâmica, cada grupo aproveitou o tempo de três minutos
para apresentar seu projeto e defender suas ideias. A premiação contou com óculos de realidade virtual do 3º ao 5º colocado, drone
para o 2º e uma viagem a sede do Google em São Paulo para a equipe vencedora.
Aproximadamente 1 mil alunos de mais de 30 cidades de diferentes regiões do RS participaram da final estadual da Olímpiada Jovem
Empreendedor. São alunos que ficaram 12 meses criando seus próprios projetos dentro de suas próprias empresas para serem avaliados pela banca julgadora.
A vencedora da Olimpíada foi Juliane Vitória Rodrigues, estudante de Marau, que criou o Dora Eyes, pensado a partir de um sistema de
bluetooh, com visão computacional, inteligência artificial e sistema de sonar. O Dora Eyes é um assistente pessoal vestível para auxiliar
deficientes visuais a identificarem objetos. A proposta é que o sistema seja os “olhos” do deficiente visual, guiando e mapeando todo o espaço que ele se locomover.
Em 2º lugar o vencedor foi o projeto Replast de Santo Expedito do Sul, que propõe a utilização de resíduos de plásticos para a confecção de
tijolos na construção civil, diminuindo o volume de insumos poluentes para o meio ambiente e contribuindo para combater o déficit da
moradia no país.
Na 3ª colocação ficou a Rede de Farmácias São João, que com grande comitiva apresentou seu projeto finalista: Autofarma. A ideia é
disponibilizar máquinas de medicamentos não controlados em pontos estratégicos das cidades como condomínios residenciais e em locais de
grande movimentação de pessoas. No projeto, o equipamento aceita pagamentos via cartão, pix e dinheiro, para facilitar o acesso e oferecer
praticidade na aquisição da medicação. O coordenador jurídico da Rede São João Fernando Lusa, destacou a importância do reconhecimento
do prêmio para os jovens alunos.
“Para a São João esse é um título importante porque também desenvolvemos jovens dentro das nossas práticas de capacitação. E
desenvolvendo jovens empreendedores é mais importante ainda. A São João com isso cumpre seu papel social e reconhece que esse
projeto apresentado pelos nossos jovens é inovador, o que confirma mais uma vez a nossa missão social,” destaca Lusa.
O CEO do Instituto Manager Anderson Detogni salientou a importância de reunir futuros empreendedores em uma competição como o
Manager Day.
“Eles vêm empolgados porque é um momento que eles aguardam o ano todo para esse evento. Estamos na 7ª edição, já são 7 anos de
olimpíada, e quero aproveitar para agradecer a parceria da Rede de Farmácias São João que há dois anos é um grande apoiador, além de
ser a primeira empresa do Brasil que colocou in company esse projeto”, salienta Anderson.
Visita do Google
O trabalho vencedor irá ter uma experiência diferenciada e inovadora. Está programada em janeiro uma visita a sede do Google em São
Paulo. Com o foco em serviços de nuvem e engenharia de serviços, a sede conta com três andares e tem quase sete mil metros quadrados
entre salas de trabalho e descanso. O novo prédio tem auditório, restaurante, salas de reunião e cabines para videoconferências,
academia, cozinhas, salas de amamentação, yoga, jogos e muito mais.
Toda decoração representa o brutalismo, para parecer parte da “selva de pedra” da cidade, enquanto carpetes e salas contam com inspiração no rio Pinheiros que passa ao lado.
A representante do Google Patrícia Aragão, responsável pelo comercial e que trabalha na área de educação do licenciamento educacional da
empresa, contou um pouco do que será vivenciado em São Paulo.
“Eles vão conhecer a sede do Google que tem uma magia e é enorme… Vão entrar e ficar impressionados, tenho certeza disso! Eles vão conhecer uma maneira diferente de trabalho em um escritório planejado de uma forma completamente inovadora e diferente daquilo tudo que estão habituados,” afirma Patrícia.