Projetos de Ciências Contábeis da Ulbra são destaque nacional

O curso de Ciências Contábeis da Ulbra foi destaque nacional por três anos em duas importantes premiações nacionais promovidas pelo Ibracon, o instituto de auditoria independente do Brasil, confirmando a qualidade da graduação e o bom desempenho da comunidade acadêmica. 

As alunas Graziela da Motta e Samantha Litieli conquistaram o prêmio Transparência Universitária em 2019 e 2020. No ano de 2023, foi a vez do coordenador do curso, Williams Meirelles, que venceu o primeiro Hackathon realizado no Ibracon. Tendo como missão aprimorar a qualidade e a credibilidade da informação contábil-financeira no país, o instituto desempenha um papel importante na definição de padrões profissionais e éticos para a categoria.

De acordo com Meirelles, é de extrema importância representar e levar o nome da Ulbra para eventos de relevância nacional. “Isso demonstra que estamos no caminho certo. Nosso curso é excelente, estamos atualizados, sempre entregando o que o mercado busca, seja na profissão de auditor, seja nas outras áreas da contabilidade“.

Transparência Universitária

O Prêmio Transparência Universitária, promovido pelo Ibracon, busca valorizar a auditoria independente e reconhecer os alunos de cursos superiores em Ciências Contábeis que, através de seus trabalhos acadêmicos, se destacaram na abordagem de assuntos relacionados à área.

Samantha e Graziela foram contempladas, cada uma, com uma viagem técnico-cultural para Londres, onde participaram de eventos e fóruns promovidos pela Internacional Accounting Standards Board (IASB), órgão de abrangência mundial que é responsável pela publicação e atualização das normas internacionais de contabilidade (IFRS). 

É fundamental para nossa profissão incentivar e trazer para os estudantes a importância da pesquisa e do reconhecimento”, ressalta Graziela, que levou o prêmio em 2019 com a monografia: “Reconhecimento da Receita de Contratos com Clientes a partir da vigência da IFRS 15: percepções dos auditores independentes com relação à adoção da nova norma e os reflexos nas demonstrações financeiras, sob a ótica das divulgações“.

Sou muito grata à Ulbra por essa oportunidade, foi um marco muito importante na minha trajetória profissional”, destaca Samantha, que venceu em 2020 com o tema: “Disrupção Digital: estudo sobre o impacto da tecnologia blockchain na profissão do auditor independente“.


Hackathon 

O Hackathon é um concurso que premia os três melhores projetos que apresentem caminhos de como a tecnologia pode ser, cada vez mais, uma aliada da auditoria de alta qualidade. O objetivo é fomentar a relevância da atividade para o mercado e a sociedade e incentivar profissionais e alunos.

Meirelles conquistou o primeiro lugar no 1º Hackathon do Ibracon em 2023 com o tema: “Como o Chat GPT pode agregar como ferramenta na profissão dos auditores”. Conforme o coordenador, a Inteligência Artificial veio para ficar e está revolucionando qualquer área de atuação profissional. “Nós, que somos da contabilidade, não podemos ficar de fora. É fundamental trazer inovação para dentro do nosso curso“, ressalta.

Fonte: Thamiriz Amado – Jornalista – Mtb 18.872