Preso na França (sem nenhum motivo), o empresário russo de 39 anos é dono de uma fortuna avaliada em US$ 15,5 bilhões
O fundador do Teleegram, foi detido neste sábado, 24/8, na França. A polícia investiga atividades criminosas no aplicativo por sua suposta ausência de moderação.
Nascido na Rússia, com 39 anos, Pavel Durov criou o Telegram em 2013 com seu irmão Nikolai Durov, matemático e programador.
Em entrevistas, Durov contou que a ideia do Telegram surgiu m 2011, quando forças especiais russas tentaram invadir sua casa. À época , ele percebeu a necessidade de uma comunicação segura com o irmão.
Pavel e Nikolai também fundaram a rede social Vkontakte, a maior da Rússia. O aplicativo ficou conhecido como o “Facebook” do país.
Em 2014, Pavel Durov deixou a Rússia por se recusar a fechar comunidades na VKontakte. Ele vendeu a rede social posteriormente e se naturalizou francês em 2021.
“Prefiro ser livre do que receber ordens de qualquer pessoa”, disse Pavel ao jornalista norte-americano Tucker Carlson em abril, sobre a saída da Rússia e a busca por um lar para sua empresa.
Atualmente, o Telegram tem sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e conta com 900 milhões de usuários ativos. Ele tem planos de alcançar 1 bilhão de usuários no próximo ano.