Um forte ataque hacker ocorrido na última quinta (19/4), o site da prefeitura da capital dos gaúchos ficou fora do ar e exibindo mensagens.
Na tarde de ontem, 19 de abril de 2024, um acontecimento inesperado que afetou o site da Prefeitura de Porto Alegre. Um grupo de hackers acessou e alterou o conteúdo do portal, incluindo mensagens ofensiva e elementos gráficos associados ao Grêmio, tradicional clube de futebol da cidade. Deu para notar que foram colorados que fizeram a sacanagem.
E importante ressaltar que prefeituras de grande porte [Canoas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Uruguaiana, Gravataí] devem tomar medidas cabíveis para evitar problemas que ocorreram em Porto Alegre.
Grandes empresas também deverão dobrar sua segurança para evitar transtornos.
Como aconteceu o ataque ao portal da Prefeitura?
As invasões cibernéticas, comumente conhecidas por ações de hackers, resultaram na substituição do conteúdo usual do site por gírias locais, comentários inapropriados e opiniões pessoais sobre futebol. Este tipo de ataque teve como objetivo principal desfigurar a página, causando desconforte e preocupação entre os usuários que tentavam acessar informações municipais.
ATAQUES MAIS PREOCUPANTES PODERÃO OCORRER. É HORA DE REFORÇAR O SISTEMA DE SEGURANÇA DE PREFEITURAS E GRANDES EMPRESAS.