Recuperação do Muro da Mauá e reforma das comportas, tranquiliza comerciantes do Centro Histórico da capital e empresários do 4º Distrito

O Muro da Mauá está em processo de recuperação estrutural

O Muro, localizado no Centro Histórico da capital dos gaúchos, é feito de concreto armado e possui 3 metros de altura e 2647 metros de comprimento. Foi construído entre 1971 e 1974 para garantir proteção a Porto Alegre das enchentes do Guaíba e se tornou um dos principais assuntos durante a grande enchentes de maio.

Atualmente, o Muro Mauá está passando por um completo trabalho de recuperação estrutural de patologias. A obra está sendo executada pelo DMAE. As reformas em pontos de fissuras, infiltrações, desagregações ou destacamento foram descobertas pelo Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da UFRGS.

Todo o processo de recuperação deve durar por seis meses, dentro de um contrato firmado pelo departamento. Uma avaliação mais precisa sobre o Muro Mauá será contratada com o objetivo detalhar a capacidade de resistência da estrutura.

A Prefeitura da Capital já removeu em junho a comporta de número 3 para facilitar o escoamento da água represada no Centro Histórico de Porto Alegre. Depois das conclusões dos necessários reparos, essa comporta será uma das sete do sistema de proteção contra cheias da capital que serão totalmente fechadas permanentemente. As outras são as comportas 5 e 7 (na avenida Mauá) e a comporta 8, 9, 10 e 13 (na avenida Castelo Branco). Atualmente, o local da comporta está vedado com um tapume. E de acordo com técnicos do DMAE, como primeira opção para evitar um novo alagamento, a comporta 3 será novamente soldada no seu local de origem. Existindo alguma inviabilidade para isso, a Prefeitura de Porto Alegre pretende usar os sacos de areia que foam colocados em junho e retirados nesta semana.

Comporta 1 (Usina doGasômetro)

Comporta 2 (Cais Embarcadeiro)

Comporta 3 (Avenida Mauá x Padre Tomé)

Comporta 4 (Avenida Mauá x Sepúlveda)

Comporta 5 (Avenida Mauá)

Comporta 6 (Catamarã)

Comporta 7 (Avenida Mauá)

Comporta 8, 9 e 10 (Avenida Castelo Branco)

Comporta 11 (Avenida São Pedro)

Comporta 12 (Avenida Cairú)

Comporta 13 (Avenida Castelo Branco)

Comporta 14 (Avenida Castelo Branco x Voluntários da Pátria)

A reforma completa das estruturas que protegem Porto Alegre contra das enchentes trará mais tranquilidade a todos os porto-alegrenses.