Região Norte de Porto Alegre escolhe saúde como prioridade de investimento no OP (Orçamento Participativo)

A 15ª assembleia da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) ocorreu na terça-feira, 29, na Região Norte. A plenária foi realizada na Emeb Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi. Foram registradas 558 pessoas, que elegeram os seus delegados e conselheiros, além da escolha das prioridades de investimento direto para 2026. O subtema mais votado foi Saúde.

Houve espaço para dez falas da comunidade inscritas pelo Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações dos atuais conselheiros da Região Norte, Keli Cristina Prado e Jorge Roberto de Oliveira, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos seus questionamentos.

“A Região Norte foi uma das mais afetadas pela enchente de 2024, e estar aqui hoje, escutando a população no Orçamento Participativo, é símbolo da nossa reconstrução. Já temos mais de 90% dos equipamentos públicos danificados em funcionamento, fruto do esforço conjunto entre a prefeitura e a sociedade. Isso mostra o quanto é importante trabalharmos juntos. Ao final deste mandato, vamos deixar uma Porto Alegre mais segura contra cheias e mais eficiente na drenagem urbana. Seguimos com diálogo, trabalho e responsabilidade para reconstruir e preparar a cidade para o futuro.” – Prefeito Sebastião Melo.