Rio atmosférico vai atuar na Região Sul a partir do fim de semana: quais os riscos para o Rio Grande do Sul?

A chuva prevista a partir do final de semana no Sul do Brasil virá através de um rio atmosférico, que pode gerar volumes elevados e tempestades no Rio Grande do Sul.

O tempo firme em partes do Sul do Brasil está com os dias contados e já tem previsão para o retorno das chuvas principalmente sobre o Rio Grande do Sul. As pancadas tendem a começar na sexta-feira [14/06] à noite, mas é mesmo a partir do fim de semana que há risco de chuvas intensas e tempestades.

Com a formação interessante de um rio atmosférico, ventos quentes e úmidos serão transportados desde o Atlântico Tropical passando pela Amazônia até chegar ao estado gaúcho, ou seja, a chuva está associada não ao avanço de uma frente fria vindo pela Argentina por exemplo, e sim, por instabilidades no interior do continente vindas da faixa norte do país.

Rio atmosférico atravessa o interior do continente e leva ventos quentes e úmidos da Amazônia até o Sul do Brasil. O estado do Rio Grande do Sul fica sob risco de chuvas intensas e tempestades no fim de semana.

NÃO SE PREOCUPEM O TIÃO E O GOMES “CUIDARAM” BEM DA MANUTENÇÃO DAS CASAS DE BOMBAS E DAS COMPORTAS, VIU? ENTREGAR O DMAE PARA BANDA PODRE DO PTB SUCATERAR FEZ PARTE DO JOGO POLITIQUEIRO DO TIÃO E SUA TURMA… CERTAMENTE, O MP ESTADUAL, VAI INVESTIGAR O TIÃO QUEIJINHO SOBRE ESSE ASSUNTO, NÉ? JOGAR A CULPA NA CALHA DO RIO/LAGO GUAÍBA É MOLEZA, NÉ?

Para a formação de nuvens carregadas é preciso uma combinação entre umidade e calor, algo que estará em evidência no fim de semana através de um rio atmosférico. O interessante é que ele dará a volta na massa de ar seco atuante no Brasil Central, por isso a chuva cairá diretamente sobre o Sul.

Rio atmosférico deixa o Rio Grande do Sul em atenção

Muitos devem se perguntar o que seria um rio atmosférico e como na prática ele provocaria chuvas intensas. Bom, neste caso, o corredor de umidade vai se formar no Atlântico Tropical e seguir o caminho dos ventos de leste, comum nessa faixa do globo.