O prefeito reeleito da capital, Sebastião Melo (MDB), disse, durante importante discurso de posse na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quarta (1/01), que defensores da ditadura não devem ser processados porque isso representaria liberdade de expressão. Ele tomou posse juntamente com Betina Worm (PL), sua vice.
O discurso foi proferido enquanto o prefeito reforçava o valor da liberdade de expressão, argumentando que foi “forjado na luta popular, na luta democrática e na luta advocatícia“. Também afirmou que “o preço da democracia é sua eterna vigilância“.
Desafios do mandato
O prefeito diz que se reunirá com o secretariado para alinhar as primeiras iniciativas da nova posse e que estará de “plantão” entre janeiro e fevereiro.
Sebastião Melo afirmou, durante uma coletiva de imprensa, que a recuperação da cidade é uma das prioridades e que atuará em várias frentes, entre elas as obras de proteção contra as cheias e de infraestrutura.
Também reforçou a importância da retomada da economia, da inovação e a dos cuidados de limpeza da cidade, tanto pelo serviço público quanto pela população.