A Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão promoveu na última semana a entrega dos certificados de capacitação de servidores públicos municipais no atendimento às pessoas com deficiência física (PCD). A iniciativa reforça o compromisso dos servidores e população canoense com a inclusão social e o respeito aos seus direitos e autonomia, garantindo mais empatia e acessibilidade.
Durante a solenidade, o vice-prefeito Rodrigo Busato entregou os certificados aos representantes das secretarias municipais. Estavam presentes no Paço Municipal 40 servidores públicos do município. Ele reforçou o compromisso de Canoas com o atendimento às pessoas com deficiência física. “Estou orgulhoso de entregar esse certificado. Essa capacitação vai servir para orientar os servidores a terem esse olhar mais inclusivo”, afirmou.
Marilene Zortea, diretora de Inclusão da Secretaria da Mulher, destacou uma abordagem mais humana na hora do atendimento. “A sensibilidade está em rever posturas com respeito, consideração e naturalidade, só assim teremos um atendimento mais transparente ao público PCD. Eu tenho um filho com Síndrome de Down e autismo, então eu consigo compreender o que eles passam todos os dias, por isso esse lado humano é fundamental” destaca.
Leticia Alderete, assessora técnica da Secretaria de Esportes e Lazer, destacou a importância do certificado como essencial aos servidores. “Inclusão não se resume só a normas, mas sim atitudes e práticas. Empatia e respeito ao próximo são fundamentais. Veja no esporte, temos tantos deficientes visuais, intelectuais e auditivos, e muitos superam as dificuldades praticando esporte”, contou.



