A ANAC [Agência Nacional de Aviação Civil] autorizou o uso da Base Aérea para voos comerciais na última sexta [17/05]. Para tal transformação, um shopping em Canoas [ParkShopping] será transformado em terminal de aeroporto.
A alegação da autorização é o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho. As enchentes atingirem fortemente a estrutura do aeroporto. A água invadiu até o terminal de passageiros.
Todos os dias, a Base Aérea de Canoas receberá 210 voos comerciais, sendo cinco chegadas e cinco partidas. A Fraport, que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, é a responsável pela articulação da operação.
Mesmo sem uma data definida para iniciar a operação de voos em Canoas, a adminstradora do Aeroporto Internacional Salgado Filho já apresentou um detalhado plano de logística para a operação.
Os embarques e desembarques de passageiros vão ocorrer no ParkShopping, no bairro Marechal Rondon. Após o check-in e despacho de malar, a Fraport contratará ônibus para levar os passageiros até o terminal da Base Aérea de Canoas.
Os voos estão previstos para ocorrer nos seguintes horários: 8h, 10h, 12h, 14h, 16h.
Semanalmente, o Aeroporto Internacional Salgado Filho era ponto de embarque e desembarque de mais de 100 mil passageiros. Com o fechamento dele, muita gente não consegue sair ou chegar no Rio Grande do Sul.
Conforme palavras do ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, para aplacar os problemas está sendo ampliada a capacidade de sete aeroportos do interior do Rio Grande do Sul e dois de Santa Catarina para que 20 mil passageiros seja transportado por semana no período. A determinação para acelerar o processo partiu do presidente Lula e do ministro extraordinário da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
As companhias aéreas, Azul, Gol e Latam, ampliarão o número de voos nos seguintes terminais do Rio Grande do Sul: Caxias, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana.
A Prefeitura Municipal de Canoas também dará suporte para as operações do terminal provisório.