Simers realizou A Jornada do Recém-Formado com foco no início de carreira do jovem médico

Evento voltado a Porto Alegre e Região Metropolitana foi realizado pelo Núcleo Médico Jovem do Simers e reuniu formandos e médicos que acabaram de sair da Faculdade

Para orientar formandos e jovens médicos que estão iniciando suas carreiras, o Núcleo Médico Jovem do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NMJ – Simers) promoveu um sábado inteiro de atividades no evento A Jornada do Recém-Formado – Porto Alegre e Região Metropolitana, que aconteceu no último dia 31 de agosto, no auditório do TecnoPuc, em Porto Alegre. A iniciativa reuniu especialistas das áreas de Medicina, Direito, Finanças, Marketing e Educação, com palestras e mesas-redondas sobre temas essenciais para garantir aos novos profissionais o conhecimento e as ferramentas necessárias para uma transição bem-sucedida da faculdade para a vida profissional.

As boas-vindas foram feitas pela coordenadora do Núcleo Médico Jovem, Bruna Favero, que agradeceu a presença de todos. Em seguida, a diretora do Simers Betusa Kramer, realizou a abertura da Jornada, ressaltando a importância do evento. “O Sindicato Médico se preocupa em entregar valor para os associados, para que ele continue crescendo. Por isso, estamos cuidando dos médicos, compartilhando conhecimento e possibilitando que possam olhar para o futuro com os pés no chão”, afirmou a diretora.

Logo na primeira atividade do dia, o neonatologista e vice-presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do RS, Paulo Nader, falou sobre o panorama atual da Medicina. Ele apresentou números de faculdades e vagas, densidade de médicos no Brasil e na Região Sul, além de orientar sobre os passos para escolher uma boa residência, com a necessidade de aprendizado contínuo. “Para entrar no mercado tem que ser muito bom, tem que estudar muito. O que se aprende hoje, daqui a seis anos vai mudar. Vocês precisam estar constantemente estudando, atualizando os conhecimentos, dominando as novas tecnologias e as novas técnicas”, disse Nader.

O dia de atividades continuou com a mesa-redonda “Seja o Gestor das Suas Finanças”, mediada pela diretora do Simers, Carolina Nunes, com a participação dos médicos Rodrigo Spohr e Guilherme Ceccin. Eles responderam perguntas, falaram sobre investimentos e como se deve administrar as finanças de maneira saudável. Além disso, os médicos deram dicas sobre o que fazer com os primeiros salários, quais tipos de investimento para construir uma reserva de emergência, quais financiamentos valem a pena, quando e como começar a investir.

Estamos vivendo em um tempo muito imediatista, queremos tudo para agora. Mas temos que ter em mente que tudo que dá resultado nessa vida é trabalhoso e leva tempo. Precisamos ter paciência, pois os resultados aparecem depois de meses de cultivo, de cuidados. Os frutos levam tempo para serem colhidos”, afirmou Cecin.

Educação e empreendedorismo na Medicina

A Jornada também contou com a participação do coordenador do BioHub, Rafael Baptista, que apresentou o projeto de incubação de ideias na instituição e falou sobre como se pode ter sucesso no empreendedorismo dentro da Medicina. “Uma ideia sozinha não é nada. Eu posso ter uma ideia maravilhosa. Mas, se eu não souber desenvolvê-la ou transformar isso em um negócio, essa ideia não sai do papel. Preciso traçar planos sobre como monetizar, como isto vai se sustentar e quem é meu público-alvo antes de realmente colocar a mão na massa”, ressaltou.

Marketing na Medicina

Encerrando o sábado, a Jornada do Recém-Formado contou com a medição do diretor do Núcleo Médico Jovem do Simers, Gustavo Hirt, e com a presença da diretora do Núcleo Acadêmico do Simers, Luara Quaresma, e de Patrícia Sorrentino, especialista em carreira e marketing para médicos. O objetivo foi mostrar que na Medicina também há espaço para Marketing, tanto para trair pacientes como para ter sucesso na profissão. Patrícia é autora do livro Marketing Médico 5.0. e trouxe dicas aos participantes: “Não se preocupe com o que os outros estão falando e fazendo. Foca em entregar um bom atendimento, no que tu sabes e tem para oferecer, fazendo o trabalho da melhor forma possível. Isso é o que faz a diferença”, concluiu.