Simers teve importante reunião com superintendente do Hospital Universitário de Canoas

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) se reuniu com a direção do Hospital Universitário (HU) de Canoas na noite da última sexta-feira, 19. O encontro do presidente da entidade, Marcelo Matias, e da  superintendente da instituição, Vanessa Cardoso, ocorreu na Câmara de Vereadores. O presidente do Legislativo, Eric Douglas, e o vereador José Carlos Patrício também participaram.

Tratamos sobre o atraso nos pagamentos dos médicos pelas empresas subcontratadas pela Associação Saúde em Movimento (ASM) – gestora do HU, dos problemas com alguns equipamentos/insumos e da dificuldade na escala de anestesistas para o Centro Obstétrico”, explicou Matias. O Simers também foi informado que parte do repasse de valores feito pelo prefeito Airton Souza, nesta semana, para pagamento dos médicos foi utilizado pela instituição para quitar outras dívidas. Desde o dia 17, os profissionais estão restringindo os atendimentos no hospital, em protesto contra os atrasos dos honorários e às condições de trabalho.

A superintendente do HU e a direção da ASM (Associação Saúde em Movimento) estão fazendo todos os esforços para buscar recursos e solucionar a reivindicação dos médicos.

Na próxima semana, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosman) da Assembleia Legislativa irá decidir sobre a realização de uma audiência pública para tratar da situação do HU e das UPAS de Canoas. Matias salientou a importância da presença da ASM e dos vereadores nessa audiência. O Simers também se colocou à disposição para auxiliar o HU na busca de mais recursos que possibilitem o pagamento dos médicos e a qualificação do serviço prestado.