O Governo Estadual poderia investir e assumir o controle do HPS de Canoas, cabendo ao Executivo Municipal continuar com o controle do HU, Gracinha, Upas, UBS. Para colocar o HPS em pleno funcionamentos é necessário investimentos pesados do Governo Estadual. O Governo Estadual possui tais recursos.
O HPS de Canoas atende mais de 150 municípios em média e alta complexidade neurologia/neurocirurgia e traumato-ortopedia. O encampamento do Governo Estadual (através da Secretaria Estadual da Saúde) traria enormes benefícios para Canoas.
O importante é que há recursos estaduais para isso.
Não é para tirar a gestão Plena de Canoas. É para investir com mais recursos em uma cidade que atende mais de 150 prefeituras;
A cidade de Canoas, com mais de 347 mil habitantes, é um importante centro de referência em saúde para a região metropolitana e para mais de 150 municípios gaúchos, atendendo a uma parcela significativa da população do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a cidade enfrenta desafios para poder atender quem necessita. O Governo Estadual tem a obrigação de contribuir mais.

O prefeito Airton Souza e o vice-prefeito Rodrigo Busato estão fazendo todos os esforços para aplicar mais de 20% do orçamento municipal na área da saúde.