Em mais um reconhecimento de boas práticas realizadas no município, o programa de telemedicina de Canoas recebeu o 1º lugar no Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, na categoria Saúde. A cerimônia de premiação, realizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), aconteceu na noite dessa quarta-feira (22), durante a programação do 2º Smart Cities Park, em Nova Petrópolis.
O projeto Médico Online foi pensado para agilizar atendimentos e ampliar o acesso dos canoenses ao sistema público de saúde. Em 2022, eram oferecidas apenas três especialidades. Atualmente, são oito: cardiologia, dermatologia, neurologia, neuropediatria e as novidades: nefrologia, endocrinologia, gastroenterologista e psiquiatra infantil. Desde o início do programa, mais de 31 mil canoenses foram atendidos.
A iniciativa é realizada nas unidades de saúde CAIC, Cerne, Nova Niterói, Fátima, Santa Isabel e União. O fluxo para acessar o serviço é igual aos demais atendimentos de saúde. Após passar por consulta em uma unidade, o paciente encaminhado a um médico especialista pode ser atendido, conforme a disponibilidade da agenda, para atendimento presencial ou no formato de telemedicina.
O prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância de, mais uma vez, ter iniciativas desenvolvidas pela cidade sendo premiadas. “Receber esse reconhecimento por um projeto tão relevante é motivo de muito orgulho. Mais uma vez vemos uma iniciativa inovadora desenvolvida por Canoas sendo contemplada por importantes premiações. A telemedicina veio para ficar, justamente por oferecer um serviço de qualidade e de forma humanizada”, frisou.
Na premiação, o prefeito esteve acompanhado pelos secretários de Saúde, Felipe Martini, e de Segurança Pública, Guilherme Pacífico, e pela secretária-chefe do Escritório de Gestão, Daniele Ilha.
O certo é que o prefeito Jairo Jorge está investindo forte e recuperando hospitais da cidade de Canoas. Saúde é prioridade no governo Jairo Jorge.
Cidade do Cuidado
O município também foi finalista na categoria Segurança, com o programa “Canoas Cidade do Cuidado”, que recebeu o 3º lugar. A iniciativa promove políticas públicas focadas no cuidado e acolhimento da população, com a atenção e promoção de direitos, baseadas em qualificação de dados e evidências científicas.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal busca reconhecer iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas pelas administrações municipais. Participaram as cidades que tiveram projetos executados de janeiro de 2021 a junho de 2023 e que contribuíram, de forma efetiva e comprovada, em 16 áreas de atuação.
Novo reconhecimento
A premiação conquistada pelo serviço da Telemedicina é o terceiro reconhecimento que Canoas recebeu em um período de menos de um mês. O município já havia sido contemplado no final de outubro com o 1º Prêmio de “Práticas de Excelência na Segurança Pública do RS”, organizado pela Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais. E na última terça-feira (21), a administração foi reconhecida pelo Programa de Qualificação do Servidor Público do Rio Grande do Sul (Qualis RS), do TCE-RS, como uma das cinco cidades que mais incentivam a qualificação dos servidores públicos municipais no Estado.